IGP-M tem alta em março e registra inflação de 8,27%

Aceleração foi influenciada pelo aumento em dois subíndices: IPA, que mede a variação dos preços de atacado; e IPC, que apura a variação no varejo

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou inflação de 1,26% em março deste ano, acelerando em relação aos 0,88% do mês de fevereiro. Com o resultado, o índice atingiu a marca de 2,16% no acumulado de 2019 e de 8,27% nos acumulados dos últimos 12 meses.

A aceleração foi influenciada pelo aumento em dois subíndices que compõem o IGP-M: o Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem peso de 60% e mede a variação dos preços de atacado; e o Preços ao Consumidor (IPC), que apura a variação do varejo e representa 30% do índice.

O IPA variou de 1,22% em fevereiro para 1,67% em março, enquanto o IPC registrou 0,58% no último mês, face a 0,26% no mês anterior. Já a inflação do terceiro subíndice que compõe o IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no indicador, cresceu 0,19% no mês de março, a mesma taxa de fevereiro.

Fonte: Revista Construa