IGP-10 registra queda de preços em novembro

Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou deflação (queda de preços) de 0,59% em novembro deste ano. Com o resultado, o indicador passa a acumular taxas de inflação de 5,70% no ano e de 5,55% em 12 meses.

O IGP-10 mede a evolução de preços no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual, e, no décimo primeiro mês do ano, obteve declínio inferior ao observado em outubro, de -1,04%.

O indicador — que é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP) e registra a inflação de preços de matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens e serviços finais — é constituído por três subíndices: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Em novembro, o IPA passou de uma deflação de 1,44% em outubro para uma queda de preços de 0,98% em novembro. O IPC, por sua vez, registrou aumento de 0,17% em outubro para 0,67% em novembro. Por fim, o INCC passou de 0,01% para 0,19% no período.

Fonte: AECWeb