IGP-10 registra crescimento de 0,02% em fevereiro, segundo FGV

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou crescimento de 0,02% em fevereiro deste ano. Apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador tem como base os preços coletados do dia 11 do mês anterior ao dia 10 do mês corrente, e atua como uma prévia para o comportamento da inflação oficial.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (15), também aponta que o IGP-10 acumula crescimento de 0,07% no ano e de 2,26% em 12 meses. No mesmo mês do ano passado, o indicador acumulava elevação de 16,69% em 12 meses.

O economista André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV, destaca que commodities (bens primários com cotação internacional) e insumos agropecuários continuam influenciando a desaceleração da inflação ao produtor.

De acordo com Braz, na inflação dos consumidores, o destaque foi a variação de preços dos serviços: passagem aérea (de -0,15%, em janeiro, para -3,86%, em fevereiro), aluguel residencial (de -0,44% para -0,55%) e tarifa de telefone móvel (de 0,92% para -0,94%).

O IGP-10 é composto por três subíndices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que caiu 0,14% em fevereiro; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registrou elevação de 0,55%; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que também cresceu 0,33%.

Fonte: AECweb