IGMI-R registra quinta desaceleração consecutiva no acumulado em 12 meses

Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), apurado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), registrou a quinta desaceleração consecutiva no acumulado em 12 meses, segundo o resultado relativo ao mês de agosto. O indicador foi de 15,61% no sétimo mês do ano para 15,14% no mês atual.

Considerando a variação mensal, entretanto, o cenário é de ligeira elevação em relação ao mês de julho, já que o indicador caiu de 1,32% para 1,16% na apuração mais recente. Apesar de conflitantes, os números ainda refletem um crescimento nos preços dos imóveis residenciais, em ambos os períodos considerados.

Ainda assim, a desaceleração no resultado da média nacional foi acompanhada por quatro das dez capitais analisadas pelo IGMI-R. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia. Já entre as demais seis capitais que registraram elevação no acumulado de 12 meses entre julho e agosto, o destaque ficou com as cidades de Brasília e Curitiba, seguidas por Recife e Belo Horizonte.

Fonte: AECWeb