Gestão de riscos e integridade serão discutidos

Encontros pretendem reforçar a necessidade de intensificar os investimentos em segurança e prevenção

A natureza das operações relacionadas à indústria dutoviária, por envolver muitas vezes o transporte de produtos perigosos, faz com que cada vez mais os stakeholders envolvidos nesta atividade exijam níveis mais elevados de segurança operacional e de gestão de riscos por parte das empresas do setor, para assegurar a proteção à vida, ao meio ambiente, a segurança energética do país e a integridade das instalações.

Partindo desse princípio, a agenda da Rio Pipeline Conference & Exhibition 2019, maior encontro da comunidade internacional de dutos no Brasil, apresentará workshops para debater a segurança das operações dutoviárias no país, entre os dias 03 e 05 de setembro.

O workshop Gerenciamento de Risco na Operação de Dutos (05/09) abordará as iniciativas em desenvolvimento no Brasil, a fim de discutir ações de mitigação e de prevenção inerentes aos riscos operacionais relacionados à atividade dutoviária. O objetivo é reunir a comunidade de dutos para discutir gestão de riscos, cultura organizacional e prevenção de acidentes.

“Um dos objetivos do workshop é apresentar os diversos pontos que vem sendo discutidos na Comunidade de Brasileira de Riscos em Dutos , criada em 2018 e que conta com a coordenação conjunta do IBP, CCPS (Center for Chemical Process Safety), ANP, Petrobras e Transpetro. Além disso, também contaremos com uma gama de especialistas pertencentes a empresas e de instituições do setor que certamente agregarão para a discussão do fórum”, explicou Douglas Alves, consultor de riscos operacionais da Petrobras, que coordena a organização deste workshop juntamente com o moderador Alexandre Glitz, consultor do CCPS.

Seguindo a temática da segurança, o workshop Stress Corrosion Cracking em dutos – SCC (02/09), discutirá um modo de falha chamado de “corrosão sob tensão”, classificado como um tipo de trincamento causado pela interação da superfície metálica do duto com o solo. Mesmo sendo pouco conhecido no Brasil, o aumento da incidência de alguns casos despertou o interesse da comunidade técnica.

“Decidimos ter um formato que propicie um debate técnico mais aprofundado. Esse ano, além de especialistas em gerenciamento de SCC em dutos, nós saímos um pouco da caixa e vamos trazer um especialista da área aeronáutica para falar do gerenciamento de trincas nessa indústria e assim, ver quais lições podemos aplicar no nosso setor. disse Alexandre Seewald, consultor técnico de integridade de dutos da Petrobras Transporte e moderador do workshop.

Ao todo, serão apresentados quatro workshops durante o evento: Stress Corrosion Cracking em dutos – SCC; Integridade de Dutos de Distribuição de Gás Natural; Gerenciamento de Sala de Controle e Gerenciamento de Risco na Operação de Dutos.

A programação da Rio Pipeline 2019 ainda contempla painéis, fóruns, apresentações de trabalhos técnicos e minicursos, colaborando com o aprimoramento técnico dos profissionais e impulsionando o networking entre os profissionais participantes, além de estimular negócios entre agentes do setor.

As inscrições para a 12ª edição da Rio Pipeline Conference & Exhibition 2019 podem ser feitas clicando aqui. O evento é organizado pelo IBP, com patrocínio do Rosen Group, NTS, AVEVA, Engie, TBG, Intero, Trapil, Plural + Combustível Legal, Worley e Emerson.

Fonte: Revista Construa