Geração de negócios sustentáveis terá destaque no Enic

Como a sustentabilidade pode beneficiar os negócios será um dos focos de debate durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. O assunto faz parte da programação de painéis planejados pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), promovedora do evento.

“Nossa programação está imperdível. Falaremos sobre negócios verdes, como as empresas estão se posicionando para esse novo mercado, em relação a business, inovação tecnológica, acessar novos clientes e ao mesmo tempo fazer um bem para nossas cidades”, adianta o vice-presidente de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti.

O primeiro painel, em 16 de maio, tratará da lei geral do licenciamento ambiental. Para complementar a discussão, participarão também representantes das comissões de Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), além do Conselho Jurídico da CBIC.

No mesmo dia, um segundo painel centrará na geração de negócios. A abertura terá apresentação sobre como a sustentabilidade pode ser uma oportunidade para a sobrevivência de empresas do setor. A seguir, serão abordadas condições de crédito mais atrativas para empreendimentos sustentáveis.

Em 17 de maio, ocorrerá mais um debate conjunto entre comissões. A CMA e a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) se unirão para tratar de saneamento e como o serviço pode ser expandido, por meio das tecnologias disponíveis para a área.

Para fechar as atividades, o segundo painel do dia tratará de tecnologia. Primeiro, haverá exposição sobre segurança jurídica e oportunidades de negócios para a expansão da energia fotovoltaica no novo governo. O segundo assunto serão as tendências e soluções para cidades e edifícios inteligentes, levando em conta viabilidade e rentabilidade.

Fonte: Revista Construa