FEICON tem início com otimismo para o setor da construção

A Feicon, maior feira de construção da América Latina, abriu suas portas para a edição de 2024. O evento, realizado no São Paulo Expo, teve início nesta terça-feira (02) e acontecerá até o dia 05 de abril. A feira está reunindo os principais nomes da indústria e apresenta as tendências mais recentes em tecnologia, sustentabilidade e design. Pelo segundo ano, o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) participa da feira realizando sua 98ª edição.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, esteve presente na abertura da feira e destacou a importância e a responsabilidade da construção para o Brasil. “Isso é muito importante para um país como o nosso, promover a integração de toda essa cadeia da construção. Queria dizer que nós juntos somos responsáveis de melhorar a vida das pessoas no Brasil. Seja com habitação, seja com saneamento, seja com infraestrutura”, disse.

Correia pontuou como o evento é relevante para o avanço da indústria da construção e do país. “Um evento que coloca todos juntos, para discutirmos como que podemos avançar na prestação de serviços para a sociedade, tem muito valor”, destacou.

O presidente ainda destacou o objetivo da CBIC. “A gente agradece a cada um de vocês que está aqui conosco nessa missão de fazer mais e melhor para o Brasil. Nós assumimos a CBIC em julho do ano passado, uma entidade com 67 anos e 98 entidades. Com representação em todas as unidades de integração, com o objetivo de dobrar a participação da construção no PIB. Dobrar a participação da construção no PIB representa entregar mais habitação, mais infraestrutura e saneamento. E tudo mais que nós produzimos juntos”, disse.

A deputada estadual Dani Alonso, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção, enfatizou a satisfação de participar da Feicon. “É a maior feira da América Latina. Eu que cresci nesse segmento, visitando essa feira por tantos anos, desde os meus 15 anos de idade. E hoje poder estar aqui é uma satisfação muito grande”, disse.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou estar otimista com o crescimento da economia e da indústria da construção. “É uma alegria enorme estar aqui, compartilho do entusiasmo, do otimismo, acho que vamos entrar em um período muito interessante. A gente pode falar do estado de São Paulo, 101 mil vagas de emprego geradas no mês de fevereiro, o PIB cresceu 3,2% em janeiro. Significa que a nossa economia está pegando tração, está andando, vai ajudar o país e não pode ser diferente, a economia de São Paulo representa um terço da economia brasileira, e temos feito tudo para estabelecer aqui em São Paulo o melhor ambiente de negócios possível”, destacou.

Para o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, a construção está em um momento positivo e pode seguir crescendo após a aprovação da Reforma Tributária. “Nós iniciamos janeiro e fevereiro com o crescimento de 2,7% na área da construção civil, nós temos tudo de positivo para podermos agora entrar nessa fase de estabilidade, com a Reforma Tributária aprovada, com muitos novos investimentos públicos e privados. Só no PAC nós temos mais de R$ 1 trilhão em obras esparramados em todo o país, certamente irá ajudar a tocar a construção civil”, afirmou.

Também participaram da abertura o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro; o deputado federal, Capitão Augusto (PL-SP); o presidente da RX Brasil, Cláudio Della Nina; o presidente da Anamaco, Cássio Tucunduva; o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro; o presidente da Sincomavi, Reinaldo Correia; e o chefe de marketing e crescimento da Junto Somos Mais, Rafael Salomão.

O tema tem interface com o Projeto Estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento ainda tem o patrocínio do Banco Oficial do ENIC e da FEICON, a Caixa Econômica Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Mútua, Sebrae Nacional, Housi, Senior, Brain, Tecverde, Softplan, Construcode, TUYA, Mtrix, Brick Up, Informakon, Predialize, ConstructIn e Pasi.

Fonte: CBIC