Feicon Batimat movimenta setor da construção e amplia volume de negócios realizados

A 24ª edição do Salão Internacional da Construção e Arquitetura levou para seus visitantes geração de negócios, conteúdo, inovação e relacionamento.

A Feicon Batimat, realizada pelo segundo ano consecutivo no São Paulo Expo, na capital paulista, reuniu mais de 80 mil visitantes em seus 85 mil m² de espaço. Totalmente setorizada e focada em experiências que contribuem para o desenvolvimento do setor, o evento focou sua estratégia na geração de novos negócios. A 24ª Feicon Batimat contou com 700 expositores nacionais e internacionais, 66 horas de conteúdo programático – sendo 54 horas gratuitas, mais de R$ 27 milhões em negócios gerados, apenas nas rodadas de negócios e apresentou uma série de produtos e soluções inovadoras e sustentáveis. Para próxima edição, 60% dos expositores já renovaram sua participação.

Reforçando sua marca, a Feicon Batimat trouxe tradição e novidades, como experiências imersivas em negócio, inovação, relacionamento e conteúdo, para toda cadeia da construção. A feira transmitiu ao público sua capacidade de negócios para impulsionar a economia. “A Feicon Batimat alcançou seu objetivo ao transmitir ao público visitante sua capacidade de negócios para alavancar a economia. Sem deixar de lado a inovação, conteúdo e o relacionamento que são fundamentais para o setor“, comenta Gustavo Binardi diretor do evento.

A Cobrecom Fios e Cabos Elétricos, empresa 100% nacional especializada na fabricação e comercialização de fios e cabos elétricos de cobre, acredita na retomada do crescimento e vê a Feicon Batimat como termômetro para o setor da construção. “Percebemos que a Feicon Batimat vem melhorando a cada edição, com público cada vez mais qualificado. Os visitantes estão bem animados com a economia, o que corrobora com o sucesso que é o evento“, comenta Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da Cobrecom Fios e Cabos Elétricos.

O atual governador do Estado de São Paulo esteve presente na cerimônia de abertura. Segundo Márcio França, o setor é um dos mais importantes para geração de empregos e receita para o Estado. Ele ressaltou a importância entre a parceria do poder público com a iniciativa privada para geração de programas que visam a inclusão social.

Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado destacou a importância do evento para o setor da construção e ressaltou a participação das 700 empresas expositoras bem como o crescimento de 25% do público qualificado. “Está é a melhor Feicon Batimat dos últimos anos“, ressaltou o executivo.

Participando pela primeira vez na Feicon Batimat, a Pedralusa Stones, empresa de importação, exportação e extração de mármores e granitos, trouxe para o evento a bancada em porcelana TPB (TOP PORZELANIK BARCELONA), que conquistou o Selo Inovação Varejo, e viu no evento uma importante ferramenta para alavancar os negócios.

De acordo com Patrícia Chaves, diretora comercial da Pedralusa Stones, a participação deste grande evento tem sido válida e produtiva. “É uma experiência nova e importante para sabermos qual a aceitação do nosso produto junto ao público. Notamos que está sendo bastante produtivo. Fizemos muitos contatos, reuniões e futuros negócios pós-evento“, ressaltou Patrícia Chaves.

O evento também foi estratégico para Celite, marca do Grupo Roca especializada em soluções para banheiro, que retornou ao evento nesta edição. “O evento se qualificou nesses últimos anos e para nós é muito interessante, porque une um público alvo (instalador, engenheiro, varejista e o próprio arquiteto) que temos interesse em estreitar relacionamento e fazer negócios. Foi um casamento perfeito da nossa empresa junto com o momento da feira também“, ressalta Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil.

Inovação – Um dos destaques desta edição foi o Decor Prime Show, apresentado pela primeira vez na Feicon Batimate que contou com a curadoria da Celite, marca da Roca Brasil. O espaço trouxe para os visitantes o que há de mais moderno em tendências para o segmento de louças e metais. “A estreia do Decor Prime Show, em parceria com a Celite, foi sucesso de público. O espaço atraiu não só arquitetos, mas profissionais do varejo também que puderam ver as tendências de louças e metais“, destacou Gustavo Binardi.

Repetindo o sucesso da edição passada, o Canteiro de Obras Modelo reuniu boas práticas e diversos produtos sustentáveis em um único espaço de 800m2. O local foi novamente um dos mais visitados durante a feira e apresentou como destaque a automação em todas as fases da obra. “O visitante pôde conferir as últimas tecnologias em sustentabilidade, bem como o tratamento correto de materiais. Uma experiência que pretendemos repetir por muitas edições“, revelou Binardi.

A Anamaco, Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção demonstrou na Feicon Batimat uma loja com o intuito de apresentar o que há de mais inovador e tecnológico em layout, a Loja Conceito Anamaco. A loja de material de construção completa em uma área de 160m², contou com uma estrutura moderna, cuidadosamente arquitetada para que o lojista pudesse detectar o trajeto do consumidor dentro da loja.

Produtos com inovações tecnológicas de design ou funcionalidade e com foco em sustentabilidade também ganharam destaque. Em parceria com a Grau 10 Editora, a feira sinalizou produtos inovadores com o Selo Inovação Varejo. Já em se tratando de diferenciais sustentáveis, a Feicon Batimat apresentou a Rota da Sustentabilidade, trajeto que permitiu aos visitantes entrarem em contato com produtos e soluções sustentáveis em: fabricação, obra e produto aplicado. Todos os produtos que compõe a Rota da Sustentabilidade passaram por uma análise de sustentabilidade realizada pela Inovatech Engenharia e Fundação Vanzolini.

Conteúdo – No chão da feira, os milhares de visitantes tiveram contato com palestras e workshops gratuitos e de curta duração voltado para varejistas, engenheiros e arquitetos. No Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora, o espaço trouxe palestras com temas relacionados as realidades e necessidades dos lojistas de materiais de construção. Assuntos como marketing, merchandising, comportamento do consumidor final, layout de lojas, logística, tecnologia incorporada ao PDV, economia, mix de produtos, uso de redes sociais e gestão de lucro, entre outros, serão assuntos abordados.

Já o Núcleo de Conteúdo Arquitetura e Construção, concentrou palestras gratuitas focadas em assuntos de interesse de arquitetos, engenheiros e construtores. O espaço discutiu as principais demandas e necessidades atuais do mercado com conteúdo dinâmico para atualização profissional.

Negócios – A Feicon Batimat também trouxe para esta 24ª edição experiências focadas em negócios, como o Encontro de Negócios Nacional e o Builty by Brazil, rodada internacional em parceira com a Apex. “Realizamos uma série de encontros de negócios que reuniram compradores selecionados que puderam formatar novos negócios com empresas brasileiras e internacionais. Ao todo foram 182 reuniões de negócios dentro da Feicon Batimat, que devem movimentar a médio prazo mais de R$ 27 milhões. Isso sem contar com as reuniões realizadas dentro dos estandes dos expositores“, ressalta Binardi.

Fonte: ALEC