Feicon Batimat abre o calendário da construção

A feira aborda necessidades e desafios do varejo de materiais de construção para 2019

A Feicon Batimat chega a sua 25ª edição incorporando novidades em geração de negócios, inovação, networking e conteúdo voltados principalmente para o varejo da construção, que representa 65% dos visitantes, apostando na importância do segmento para levar experiências inovadoras e imersivas que contribuam com o crescimento do setor no país.

Para as empresas representantes do varejo da construção civil, aprimorar a experiência do cliente dentro da loja é fundamental para que o ramo continue crescendo. Em se tratando de varejo, certamente um ponto crucial para o desenvolvimento do setor é em relação ao atendimento e prestação de serviço. Por isso a feira pretende apresentar conteúdos para o desenvolvimento desses profissionais. Entre eles, estão:

– O Núcleo de Conteúdo, que tem como parceiros a Grau 10 Editora e o Sincomavi. O espaço apresenta palestras e bate-papos com temas focados nas realidades e necessidades dos lojistas de material de construção;

– O Encontro VMC 2019, onde são apresentadas novas formas de fazer negócios das relações colaborativas entre a indústria e o varejo, demonstrando o impacto positivo para os negócios;

– A 15ª edição do Simpósio Sincomavi, que apresenta a reinvenção do varejo na era digital: tendências, experiência e relacionamento. Com o tema “O varejo 4.0 e a nova era”, o simpósio conta com dois painéis onde serão abordadas as novidades e as tendências do varejo, integrando os universos on-line e off-line.

Confira a entrevista com Mayra Nardy, gerente da Feicon Batimat, com as principais novidades da próxima edição:

MDO — A Feicon Batimat de 2018 trouxe uma proposta muito interessante de compartilhamento de conteúdo dentro da própria feira, além de seminários e congressos que ocorreram simultaneamente. Qual a proposta da Feicon 2019?

Mayra Nardy — Com 98% da planta já comercializada (dois meses antes do evento), mais de 700 expositores e na expectativa de mais de 80 mil visitantes, buscamos oferecer uma experiência completa para o visitante, trazendo todo o mix de setores da construção civil para dentro do pavilhão e uma extensa relação de conteúdos exclusivos. As atrações da edição de 2019 mostrarão as principais novidades, tendências, produtos e soluções de mercado aplicadas na prática. Também oferecerão conteúdo de qualidade para atualização profissional e capacitação técnica.

MDO — O mercado tem começado a enxergar as vendas de materiais de construção não só como a venda de um material ou produto, mas de uma solução. Olhando para isso, a feira terá essa visão de proporcionar experiência? O que você acha sobre essa nova perspectiva?

Mayra Nardy — Mais do que adquirir produtos, o consumidor está em busca de soluções que visam impactar positivamente seu investimento. Nesse sentido, a Feicon Batimat, desde a edição passada, promove a Rota da Sustentabilidade, em parceria com a Inovatech Engenharia, que destaca expositores que trazem produtos e soluções sustentáveis por meio de um tour guiado e sinalização exclusiva no pavilhão.

Também levamos para dentro do pavilhão o Selo Inovação Varejo by Grau 10 Editora, que destaca produtos lançados na Feicon Batimat 2019 e que despontarão no mercado varejista. A ação promove soluções que agregam ao mercado algum tipo de inovação tecnológica, de design (formato ou acabamento) ou de funcionamento (melhorias e modernização dos processos).

MDO — Rota da Sustentabilidade e Canteiro de Obras Modelo foram dois espaços novos em 2018. Eles continuarão em 2019? Se sim, qual será o foco?

Mayra Nardy — Neste ano, teremos a segunda edição da Rota da Sustentabilidade. O intuito é apresentar e destacar, por meio de visitas guiadas durante os dias do evento, os expositores que apresentam produtos sustentáveis na sua produção, desenvolvimento e/ou aplicação. Em substituição ao Canteiro de Obras Modelo, teremos a Casa24h, projeto inédito que contempla a montagem de uma casa industrializada em apenas 24 horas (divididas em três ciclos de oito horas), demonstrando a viabilidade desta solução para potencializar a produtividade no setor. Nosso objetivo é ampliar o número de empresas participantes e ressaltar ainda mais a importância da construção sustentável.

MDO — Quais as projeções para o varejo de materiais de construção para 2019?

Mayra Nardy — Tradicionalmente, a Feicon Batimat abre o calendário da construção no país, e para esta 25ª edição notamos otimismo de grande maioria dos expositores, que enxergam o evento como um termômetro do setor. Os números da ANAMACO comprovam este cenário positivo. No varejo, o crescimento em 2018 foi de 6,5% nas vendas, se comparado com o mesmo período de 2017. Além disso, o segmento teve um faturamento recorde de R$ 122 bilhões. Para 2019, a projeção é de 8,5% de crescimento em relação ao ano passado.

MDO — O que se espera com o resultado da Feicon 2019?

Mayra Nardy — Nosso objetivo é levar novas experiências, tanto para o expositor como para o visitante, contribuindo para o desenvolvimento de negócios. Teremos experiências voltadas para ampliar o networking com ações de relacionamento, inovação com lançamentos e produtos, além do compartilhamento do conhecimento.

A Feicon Batimat é referência para quem é do mercado de construção civil e arquitetura por ser considerada uma plataforma de inspiração, conhecimento e relacionamento para seus milhares de visitantes. A próxima edição da mostra acontece entre 9 e 12 de abril de 2019, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Fonte: Revista Construa