Faturamento das indústrias de materiais cai em fevereiro

A pesquisa elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que o faturamento deflacionado das indústrias de materiais registrou queda de 0,9% em fevereiro deste ano, em comparação com o mês anterior.

Na comparação anual, por sua vez, a queda foi de 5,5%. Quem divulgou a apuração da FGV foi a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), que reúne uma série de dados de faturamento do setor. O estudo completo está disponível no site da Abramat.

A nova edição da pesquisa também aponta os dados, ainda não consolidados, de janeiro de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 3,9% menor que o observado em janeiro de 2022. Vale salientar, todavia, que os dados de janeiro ainda são os estimados pela FGV, visto que a divulgação da Pesquisa da Indústria de março ocorrerá apenas no próximo dia 30.

Apesar da queda no faturamento em fevereiro, a estimativa da Abramat para este ano permanece prevendo crescimento de 2,0% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2022.

“Embora de forma tímida, acreditamos que o faturamento neste ano será sustentável para nosso setor. Fatores como obras do ciclo imobiliário recente, o reforço do Governo Federal em retomar a faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, além dos investimentos em infraestrutura irão impulsionar as vendas da indústria”, aponta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Fonte: AECweb