Faturamento da indústria cresce em abril e dá fôlego ao setor

O faturamento da indústria cresceu 1,5% em abril na comparação com março e 12,2% ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11/6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No acumulado do ano também houve alta, de 2,4% ante o primeiro trimestre de 2023. O faturamento medido pela pesquisa é a quantidade total de produtos vendidos multiplicada pelo preço.

Outros indicadores importantes do setor industrial também cresceram em abril, segundo aponta a pesquisa da CNI, feita com 980 empresas de entre 2 e 27 de maio.

Foram os casos das horas trabalhadas na produção, com aumento de 2,4% em abril sobre março, e de utilização da capacidade instalada, que subiu de 78,7% em março para 79,2% em abril, já corrigida a sazonalidade. São dois dados que demonstram que a indústria de transformação trabalhou mais em abril do que em março para entregar a produção pretendida.

A CNI ressaltou, no entanto, que os efeitos negativos das chuvas generalizadas no Rio Grande do Sul, estado com indústria forte e diversificada, só serão captados pela pesquisa do mês de maio.

Mercado de trabalho

“O mercado de trabalho aquecido, com avanço do rendimento, a melhora do ambiente de crédito e a inflação moderada favorecem o poder de compra da população e, consequentemente, o consumo de bens industriais”, explica Larissa Nocko, economista da CNI.

“Mesmo os indicadores que recuaram no mês apresentam aumento quando comparados com o ano passado, mostrando que a situação da Indústria de transformação é mais favorável em relação a 2023”, diz Larissa.

A pesquisa Indicadores Industriais apontou recuos na massa salarial (-2,8%) e no rendimento médio do trabalhador (-2,5%), devolvendo parte do avanço registrado em março. Já o emprego permaneceu estável na passagem de março para abril, ficando em -0,3%.

Fonte: Metropoles