Fábrica da JCB no Brasil completa 10 anos

Em outubro de 2011, a JCB já atuava há 10 anos no Brasil e somava mais de 66 anos de história no mundo. Empresa que inventou a retroescavadeira e que, por isso, é sinônimo dessa máquina versátil, fincou os pés no país em 2001, quando iniciou as operações na cidade de Sorocaba, em São Paulo.

Depois desta primeira fase, a planta, fruto de investimento superior a US$ 100 milhões, inaugurou em 2012 a fábrica brasileira, que abastece toda a América Latina com 14 modelos de seu portfólio. Desde então, já aportou mais US$ 50 milhões na modernização de produtos e serviços.

A inauguração aconteceu há 10 anos, em um evento que contou com a presença do então premiê do Reino Unido, país de origem da empresa, David Cameron, além do governador de São Paulo e autoridades locais. Assim nascia, em um terreno de mais de 200 mil m² e área construída de 37 mil m² uma das mais modernas plantas industriais do país.

Na fábrica de Sorocaba são produzidos e/ou montados o carro-chefe da marca, as retroescavadeiras e também escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e os também versáteis manipuladores telescópicos Loadalls. São empregados atualmente 655 funcionários, que se dividem em dois turnos e são capazes de produzir em 1 ano cerca de 10 mil máquinas.

Futuro – O CEO da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves, revela que o ano de 2022 segue trazendo desafios, mas a empresa performou bem no período e vê boas perspectivas para o ano que vem.

A companhia aposta na continuidade de importantes projetos de infraestrutura e desenvolvimentos por meio de importantes concessões e privatizações que se realizaram em diferentes setores, como: de saneamento, portos e aeroportos, rodovias e ferrovias, entre outros, como 5G e energias renováveis. Também acredita em um novo ciclo de reformas que ajudam a sustentar o desenvolvimento e crescimento do país.

“É inegável o impacto da inflação local e mundial, assim como do câmbio no preço dos componentes das máquinas que fabricamos. Também continuamos com a falta de alguns componentes no processo de estabilização da cadeia de suprimentos como um todo, tendo ainda que contar com muitos envios aéreos e emergenciais. Ainda assim, conseguimos crescer e produzir cerca de 30% a mais em comparação a 2021, para atender ao mercado doméstico e à exportação. Estimamos que, ao final de 2022, seremos capazes de manter esse nível de crescimento, entregando um ano recorde na JCB”, diz.

“Em 2023, pretendemos fazer o lançamento de algumas máquinas, visando manter-nos na ponta da inovação e soluções aos nossos clientes e suas demandas nos mais variados segmentos, desde a construção civil e o saneamento, assim como o agronegócio, no qual temos nos consolidando, aumentando participação de mercado ano a ano. Com isso, esperamos superar a marca atingida em 2022. Uma frente importante para garantir esse incremento é a aposta em produtos e serviços sustentáveis”, revela.

Ele conclui: “No ano passado, lançamos a miniescavadeira 19C-1E, a primeira elétrica do mundo com produção em série sendo de fato 100% elétrica que, por isso, tem zero emissão de carbono. E, recentemente, lançamos oito modelos de plataformas elevatórias no formato tesoura, igualmente elétricas. Produtos net-zero são a nossa nova fronteira.”

Fonte: RevistaMT