Expectativas na indústria da construção seguem positivas

Segundo os dados apresentados pela Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mês de março de 2024 registrou um avanço no Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI). O índice, que mensura a confiança dos empresários do setor, alcançou 53,8 pontos, representando um aumento de 0,4 ponto em relação ao mês anterior.

Conforme informado na publicação, esse aumento no ICEI deve-se principalmente à alta do Índice de Expectativas, que avançou 1,2 ponto em março de 2024, atingindo 57,0 pontos. Essa melhora nas expectativas é observada principalmente no setor de Serviços especializados com construção. Ainda sobre a publicação, o Índice de Condições Atuais, que avalia a percepção dos industriais acerca das condições correntes da economia e da empresa, registrou uma queda de 1,3 ponto, atingindo 47,4 pontos em março de 2024. 

O relatório informa também que todos os índices de expectativas permaneceram acima de 50 pontos, revelando que os empresários da construção seguem confiantes e otimistas em relação ao crescimento do setor nos próximos meses.

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de máquinas para construção Trans Obra, afirmou que é interessante observar que, apesar da queda no Índice de Condições Atuais, a perspectiva para o futuro permanece positiva, com todos os índices de expectativas mantendo-se acima dos 50 pontos. “Olhando para frente, é fundamental que o setor aproveite esse momento de confiança e otimismo para impulsiona investimentos, inovação e desenvolvimento sustentável. Como especialista em locação de máquinas e equipamentos como locação de cortador de piso, penso sempre que os empresários no setor devem buscar alternativas para melhorar seus processos produtivos e reduzir custos para ajudar nos resultados de cada empresa”.

Ainda sobre o relatório, que pode ser lido na íntegra através do link informado no início desta matéria, as expectativas dos empresários do setor permanecem positivas para o mês de março de 2024. Apesar de algumas oscilações nos índices de confiança, todos os indicadores de expectativas permaneceram acima de 50 pontos, indicando um cenário otimista para o crescimento do setor nos próximos meses.

O documento aponta que o índice de expectativa do nível de atividade avançou 0,6 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 54,7 pontos em março. Da mesma forma, o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços registrou um aumento de 0,4 ponto, alcançando 53,0 pontos. No entanto, o relatório informou também que houve uma queda de 0,4 ponto no índice de expectativas de compra de insumos e matérias-primas, que ficou em 52,7 pontos, e uma redução mais significativa de 1,7 ponto no índice de expectativa do número de empregados, que atingiu 52,2 pontos.

Sobre a intenção de investimento, o estudo mostra que houve uma queda de 3,9 pontos na passagem de fevereiro para março de 2024. Com isso, o índice de intenção de investimento ficou em 40,6 pontos, reduzindo a distância em relação à média histórica.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que essa queda na intenção de investimento pode indicar uma postura mais cautelosa por parte dos empresários, possivelmente influenciada por incertezas econômicas ou outros fatores externos. “Apesar disso, os índices de expectativas permanecem em patamares positivos, sugerindo que o setor da construção mantém perspectivas favoráveis para o futuro próximo”.

Fonte: Terra