Especialistas abordam patologia das fundações e de estruturas

Jornada de palestras online terá a participação de Ivan Joppert Jr., sócio-diretor da Infraestrutura Engenharia, e Leonel Tula, especialista em avaliação e recuperação estrutural

A terceira jornada online de palestras técnicas para o segmento de engenharia, arquitetura e construção, promovida pelo Portal AECweb, irá reunir uma série de especialistas para debater, a partir de casos reais, os efeitos de patologias em edificações.

O evento visa auxiliar profissionais da construção civil na prevenção, detecção e tratamento das anomalias, abordando, a partir de casos reais, as causas e as decorrências das manifestações patológicas em diferentes segmentos como fundações, vedações e instalações hidrossanitárias.​

Serão realizados quatro encontros virtuais, transmitidos ao vivo pela Internet entre 10 e 13 de fevereiro, com oito palestrantes. O segundo encontro ocorrerá no dia 11 de fevereiro, das 15h às 17h (horário de Brasília), e tratará de patologias em fundações e em estruturas de concreto armado.

A primeira apresentação, intitulada “Problemas Executivos e Soluções para Fundações e Contenções de Edifícios”, será apresentada por Ivan Joppert Jr., sócio-diretor da Infraestrutura Engenharia. O palestrante foi professor em disciplinas de projeto, mecânica de solos e fundações na FAAP, na Universidade Mackenzie e no Instituto Educacional Oswaldo Cruz. Também atuou em empresas como a Themag Engenharia, MAG Projesolos, Geostática Engenharia e MG&A Consultores de Solos.

Na sequência, acontecerá a palestra “Patologia de Estruturas de Concreto: Prevenção, Diagnóstico e Recuperação”, de Leonel Tula – especialista em avaliação e recuperação estrutural, impermeabilização, proteção contra corrosão e agentes agressivos. O palestrante possui 30 anos de experiência em diversas atividades da engenharia civil, já tendo atuado nas empresas Grupo de Projetos Nucleares en Cuba; na Indústria Pré-fabricado; nas Universidades Politécnica de Havana, Universidade de São Paulo; e nas Consultorias Falcão Bauer e ONSITE.

Após as palestras, os participantes da jornada ao vivo poderão interagir pelo bate-papo com perguntas e comentários em tempo real. Cada inscrição dá direito a um certificado de participação individual. Para quem não conseguir acompanhar as aulas ao vivo, será possível assistir à gravação dos eventos por até 90 dias. Quem assistir às apresentações – ao vivo ou gravadas – receberá um certificado de participação de 2h para cada módulo, sendo um certificado por inscrição.

Fonte: revistaconstrua