Epiroc celebra aniversário de 30 anos da criação dos rompedores de corpo sólido.

O revolucionário conceito de “Corpo Sólido” desenvolvido pela Epiroc para rompedores hidráulicos embarcados completa 30 anos!

O design patenteado introduzido em 1993 integra o mecanismo de percussão e o sistema de guia em uma única peça. Isso elimina os pontos mais sensíveis a desgaste dos rompedores convencionais, aumentando significativamente a durabilidade.

Essa grande vantagem faz com que os rompedores hidráulicos da Epiroc sejam até hoje um dos destaques de seu amplo portfólio de acessórios hidráulicos para escavadeiras. Como o “Corpo Sólido” os torna mais compactos e leves, isso permite o uso de veículos portadores menores, acesso a obras onde outros tipos de rompedores não conseguiriam manobrar e demanda um menor consumo de combustível, reduzindo as emissões de CO2.

Além disso, essa solução de design requer menos peças e, portanto, reduz os custos de manutenção.

Ao longo dos anos, o projeto inovador foi sendo aperfeiçoado e hoje está presente na linha de modelos “SB”, que abrange modelos de diversos pesos operacionais, de 55 kg a 1.060 kg, para virtualmente todos os tamanhos de veículos portadores, tais como micro ou mini escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras de direção deslizante ou robôs de demolição. Com frequências de 550 a 2.300 golpes por minuto, atendem a aplicações que vão desde pedreiras, mineração, demolição e até mesmo em limpeza de altos fornos de usinas siderúrgicas.

Graças a um sistema de uma entrada de ar especial, podem inclusive trabalhar debaixo da água.

Mesmo após três décadas, o “Corpo Sólido” ainda é um dos principais motivos de preferência de construtoras, mineradoras e locadores pelos rompedores Epiroc SB. Entretanto, outras inovações desenvolvidas pela empresa se somaram à lista de diferenciais desta solução:

Os modelos Epiroc SB 152 a SB 1102 possuem a opção de bicos de água integrados para supressão de poeira.

Um novo sistema de travamento de ferramentas foi desenvolvido e patenteado, permitindo substituições rápidas pelo operador no próprio local de trabalho.

Em relação aos primeiros modelos de 30 anos atrás, a eficiência energética aumentou muito, em parte graças à outra inovação: uma tecnologia de recuperação de energia desenvolvida pela Epiroc, que consegue reaproveitar a força de impacto do pistão.

O sistema de lubrificação também evoluiu, para o Epiroc ContiLube™, que permite automatizar o processo de modo opcional.

Por fim, uma das mais recentes inovações, é o sistema de gestão remota HATCON. Ele permite monitorar à distância parâmetros como horas de operação, localização e intervalos de serviço.

A funcionalidade está disponível em várias plataformas – computador, tablet ou telefone, dando aos clientes da Epiroc acesso a dados 24 horas por dia, incluindo localização por GPS, assegurando uma proteção antifurto para toda a frota de rompedores.

Fonte: EAE Máquinas