Encontro Nacional da Construção é vitrine de tecnologias

José Eugênio Souza de Bueno Gizzi perdeu a conta de quantas edições do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) já participou, mas se lembra, especialmente, de uma. Foi em uma palestra do evento, em 2011, que o vice-presidente da Câmara da Indústria da Construção (CBIC) conheceu a tecnologia Building Information Modeling (BIM). “A plataforma influencia o trabalho da minha empresa até hoje, e foi no Enic onde tive o primeiro contato”, relata.

Ser uma vitrine do que há de mais moderno no setor da construção é um dos destaques do Enic, que chega a sua 91º edição este ano. O encontro ocorrerá de 15 a 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center. Promovido pela CBIC, o evento contará com palestras, painéis, exposições, visitas técnicas e outras atividades. As inscrições estão abertas.

Além da possibilidade de conhecer novas tecnologias, Gizzi também destaca a variedade de público. O evento reúne empresários, especialistas, acadêmicos, integrantes de entidades representativas e do governo. “As oportunidades de networking são muitas, já que todas as pessoas que lidam com construção participam”, diz o vice-presidente da CBIC.

Nesta edição, o Enic trará uma série de grandes temas: inovação, sustentabilidade, relações trabalhistas, negócios, infraestrutura. Para Gizzi, o último é o que desperta mais interesse. “Espero que consigamos avançar junto com o governo para aumentar os investimentos na área. Isso não traria vantagens apenas para a construção, como para o setor produtivo como um todo, porque diminuiria os custos de logística”, ressalta.

Gizzi também elenca outros assuntos importantes a serem debatidos junto à esfera pública. “A questão da desburocratização é um deles. É fundamental para dar maior transparência ao governo, facilitar a geração de emprego e riqueza e trazer produtividade”, resume.

Fonte: Revista Construa