Empresariado está otimista com início de 2018

O estudo “Termômetro” de janeiro, da Associação das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat), indica que os empresários da cadeia da construção civil estão otimistas com os primeiros meses de 2018 – ao contrário do que aponta a pesquisa do índice de dezembro, com dados negativos de venda.

39% dos associados da entidade consideram que o desempenho de vendas será “muito bom” ou “bom” em fevereiro. Em relação ao mês de janeiro, apenas 10% tinham a mesma visão, o que revela um crescente otimismo. Por outro lado, a projeção de fevereiro também mostra que somente 9% dos associados da Abramat acreditam que as vendas serão “ruins” ou “muito ruins”; enquanto 33% pensavam o mesmo de janeiro.

As expectativas no médio prazo explicam essa mudança de percepção. A porcentagem de associados que veem possibilidade de investimentos governamentais nos próximos 12 meses passou de 9%, em dezembro, para 19%, em janeiro. Já a pretensão de investimentos pelas empresas no mesmo período caiu 3%, atingindo os 67%. Embora haja um decréscimo, comparado a janeiro de 2017, quando 48% dos associados planejavam investir nas próprias organizações nos 12 meses seguintes, o número atual é superior.