Economia e sustentabilidade proporcionadas pela captação da chuva em residências

A captação de água da chuva em residências é uma das alternativas mais eficientes para economizar dinheiro e recursos naturais.

Além das soluções mais comuns, que estão relacionadas à coleta da água proveniente de coberturas e terraços, também é possível gerenciar projetos que façam a coleta da água nas garagens e jardins.

Um bom sistema de drenagem de águas pluviais deve levar em conta a área de captação ou incidência da água da chuva (fachadas, telhados, lajes e áreas de coleta horizontal), assim como as calhas ou canaletas, os condutores verticais (tubos de descidas) e horizontais (tubos ou canaletas) e os ralos (de cobertura e de piso), além das caixas de passagem, inspeção, entre outros. Para o dimensionamento das partes constituintes do sistema de drenagem é fundamental considerar o índice pluviométrico do local para obter o desempenho adequado frente ao regime e intensidade de chuvas.

A ACO Brasil oferece soluções residenciais modernas, sustentáveis e de baixo custo. Pensando em projetos para captação de água em garagens e jardins, a empresa desenvolve canais e ralos que permitem o direcionamento dessa água para um reservatório ou cisterna para reutilização doméstica.

A captação e reutilização da água pode gerar uma economia de até 50% no consumo de água, uma vez que ela é utilizada para a lavagem de pisos, carros e nas descargas dos vasos sanitários, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residências em todo Brasil. Para se ter uma ideia, cada descarga dada gasta aproximadamente 20 litros de água.

Uma das alternativas oferecidas pela ACO para a captação de água em garagens e jardins é o produto ACO Self, um sistema de drenagem de baixo peso, com canais fabricados em concreto polímero e com diversas opções de grelhas. Ele possui conexão macho e fêmea, o que permiteuma instalação simples e rápida, possuem pré-marca vertical para conexão com tubo de PVC e espaço para junta de vedação entre os canais.

Outra solução apresentada pela empresa é o produto ACO Self Hexaline, um sistema fabricado em polipropileno reciclado, de instalação fácil e rápida. Ele também possui sistema de encaixe macho e fêmea entre os canais, conexão de saída com posição variável e sistema seguro de fixação de grelha. A variada gama de grelhas incluir modelo antiderrapante e oculto, com alto apelo estético para residências.

O diretor geral da empresa, Dimas Santos, afirma que “os canais Self e Hexaline da ACO são instalados no entorno das casas e direcionados para os reservatórios, contribuindo significativamente para a captação da água”.

Dimas Santos faz ainda um alerta. “A captação da água da chuva é uma ótima alternativa para economia e preservação dos recursos naturais, mas é preciso lembrar que mesmo com filtros e aditivos, essa água não é potável, ou seja, não é própria para consumo humano”, afirmou o diretor.

Fonte: Obra 24horas