Diferença entre Piso de Madeira, Laminado, Vinílico

Piso de madeira: O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado, o piso tem vida útil que pode chegar a 30 anos ou mais, mas o custo ainda é o mais alto de todos. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em dois centímetros. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A madeira deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante. Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado.

Uma vantagem é que depois de alguns anos, o piso poderá ser reformado fazendo lixamento e aplicando de nova camada de proteção o piso ficará novo novamente. Uma desvantagem é a possibilidade de infestação de cupins então dedetização preventiva é sempre recomendável.

Piso Laminado: A principal vantagem é o preço, em geral inferior ao da madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, que podem ser réplica fiel da madeira natural, imitando até as tonalidades. O revestimento normalmente é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, sendo mais resistente a riscos do que a madeira natural.

O piso laminado tem este nome por ser fabricado em camadas, sendo que a proteção final se dá por um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material.

O processo de limpeza contará muito com a vida útil do piso laminado. Produtos abrasivos, saponáceo, buchas, ceras, qualquer tipo de líquido ou mesmo exposição ao sol poderão manchar o piso com o passar do tempo.

Piso Vinílico: A maior vantagem do Piso Vinílico ou piso PVC é que pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cimentados, granilites, cerâmicas, lajotas, entre outros materiais, desde que estejam nivelados. A colocação é prática e fácil, além de não fazer muita sujeira.

Também é uma opção mais ecologicamente correta, pois é fabricado a partir de materiais reciclados. Outra vantagem é ser macio, térmico e anti-chamas, proporcionando conforto e segurança. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.

É indicado para ambientes internos, mas deve-se evitar o uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade pode comprometer o desempenho da cola.

Fonte: Obra 24horas