Dezembro apresenta otimismo para indústria de materiais de construção
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no dia 9 de janeiro a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa realizada com as lideranças das empresas associadas.
O estudo aponta fim de ano “bom ou muito bom” a partir da análise das vendas em dezembro. A publicação também destaca o crescimento do otimismo, considerado moderado dada a manutenção da média registrada nos demais índices da pesquisa.
O termômetro da Abramat aponta que para 53% das empresas associadas o faturamento no mês de dezembro foi considerado bom ou muito bom. Para 46% o período foi regular.
As projeções para o mês de janeiro indicam desempenho positivo: 70% esperam um mês bom ou muito bom e 31% indicam um mês regular.
A pretensão de investimentos para o longo prazo registrou 62%, aumento de 18 pontos percentuais em relação a novembro de 2023. O nível de utilização da capacidade instalada também apresentou alta de 3 pontos percentuais, passando de 72% em novembro para 75% em dezembro.
“O otimismo do setor em dezembro está relacionado a fatores como queda da taxa básica de juros, controle da inflação e reformar como a tributária. Prova disso é a capacidade instalada, que apresentou aumento em relação ao mesmo período de 2023. Também é importante destacar que a indústria de materiais está otimista para 2024, haja visto que 70% dos associados esperam um janeiro bom ou muito bom. Seguimos trabalhando junto ao poder público e demais stakeholders para alavancar a indústria da construção”, revela Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.