Desenvolver qualifica profissionais do setor da construção

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscon Vales) lançou o Programa Desenvolver, resultado do espírito empreendedor dos profissionais representados e da necessidade urgente de novas soluções para problemas antigos.

Com três áreas de conhecimento e desenvolvimento complementares, pessoas e empresas terão acesso a qualificação em três áreas distintas:

Elaboração de Projetos, que conecta projetistas, gestores e diretores comprometidos com desenvolvimento sistêmico e coordenado.
Gestão de Processos, que impacta coordenadores de empreendimentos, gestores de equipes e processos responsáveis por elevar os resultados das organizações.
Inovação e Sustentabilidade, que oportuniza o desenvolvimento de soluções disruptivas no intuito de disseminar a inovação das organizações para a criação de cidades melhores.
Os cursos serão oportunizados aos diretores e gestores de equipes e processos, tendo sido desenvolvidos a partir do relacionamento institucional e profissional entre Sinduscom Vales e grandes players do mercado, em parceria com instituições como a Unisinos e a FGV.

O lançamento, no último dia 30 de maio, contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

A implementação da agenda foi estruturada pela diretoria, dentro do Planejamento Estratégico da entidade. A iniciativa é uma demanda verificada junto aos associados e filiados, pontuada através de pesquisas, sempre na busca por resultados eficazes para o crescimento da categoria.

Segundo o diretor da entidade e coordenador do Programa de Cursos, engenheiro Ricardo Ramos, “estamos unindo esforços e competências, contribuindo para a qualificação permanente dos seus profissionais, visando fortalecer o setor da construção civil”. O assunto, “nos motiva”, enfatiza Ricardo, “pois desejamos interagir, transformar e ser reconhecido como sindicato que está engajado com o seu público, sendo propositivo e inovador”.

A programação incluiu as palestras:

Choque BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), a cargo de Miguel Esnaola e Monique Genari, da empresa Studio Prudencio
PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio) e seu impacto econômico nos negócios, com Luciano Vargas, da Egest
Como inovar na Construção Civil com o apoio de tecnologia, sob a responsabilidade de Barbara Rabaioli, da W3K
A era das Inovações Exponenciais, a cargo de Felipe Menezes, da WTF
Para o presidente do Sinduscom Vales, engenheiro Roberto Potrick, o plano de capacitação, oferecido pelo sindicato, abrange temas atuais e inspiradores, alinhados aos interesses da categoria. “É necessário acompanhar a evolução de métodos e sistemas construtivos, pois o cenário produtivo da construção civil se renova de forma rápida e abrangente”, avalia Potrick. “Qualificar as áreas técnica e de gestão é estratégico para a cadeia produtiva, que necessita estar bem preparada para enfrentar este momento tão desafiador e competitivo”, enfatiza o presidente da entidade.

Fonte: Revista Construa