Demanda por caminhões cresce e sustenta setor

Resultado na comparação com maio de 2018 é explicado em parte pela greve dos caminhoneiros, quando as montadoras interromperam a produção

A produção deveículos, incluindo os segmentos de automóveis, comerciais leves,caminhõeseônibus, cresceu 29,9% em maio ante igual mês do ano passado, de acordo com aAssociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Foram produzidas no mês 275,7 mil unidades (comerciais leves,caminhões,ônibus e automóveis). É o maior volume para o mês desde 2014, quando a produção chegou a 281,3 mil unidades.

Boa parte do crescimento é explicada pelagreve dos caminhoneirosdo ano passado, que ocorreu na segunda quinzena de maio. Na época, o bloqueio das estradas obrigou todas as montadoras a interromper suas produções por alguns dias.

Em relação à venda demáquinas agrícolase implementos rodoviários ao mercado brasileiro caiu 5,8% em maio ante igual mês do ano passado, com total de 3,1 mil unidades.

Ante abril houve recuo de 0,7%. No acumulado de janeiro a maio, o segmento vendeu 15,5 mil unidades, expansão de 3,7% em relação a igual período de 2018.

Fonte: Revista Construa