Demanda global de areia pode aumentar em 45% e levar à escassez do material

A demanda global por areia pode aumentar em 45% nos próximos quarenta anos, enquanto o intenso consumo desse importante material de construção pode acabar com suas reservas naturais, segundo estudo liderado pela Leiden University.

A areia é uma importante matéria-prima usada na construção civil. Com ela, se faz concreto, vidro e uma série de outros produtos importantes para construir casas e prédios. No entanto, o novo estudo alerta que o voraz consumo de areia pode torná-la escassa.

Segundo Xiaoyang Zhong, principal autor do estudo, estima-se que a demanda por areia na construção civil passe de 3,2 bilhões de toneladas anuais (tendo o ano de 2020 como referência) para 4,6 bilhões de toneladas em 2060. Em grande parte, esse aumento será liderado por áreas localizadas na África e na Ásia.

O cenário é estimado considerando o aumento populacional futuro e o crescimento econômico, tendo como referência o consumo de concreto e vidro. Por outro lado, não há como estimar ao certo as reservas de areia que ainda existem e, portanto, se haverá areia suficiente para atender essa demanda. “A areia e a crise da areia foram negligenciadas, criando graves consequências ambientais e sociais”, acrescentou Zhong.

Reservas de areia no futuro

Zhong foi taxativo em afirmar que, caso nada seja feito desde já, não haverá areia suficiente para desenvolver as cidades. Apesar disso, o estudo observou que pelo menos metade desse consumo previsto para 2060 diminuiria se um conjunto de medidas fossem adotadas.

A extração desenfreada de areia também pode acarretar sérios danos ao meio ambiente (Imagem: Reprodução/Unsplash/Emils Liepins)

Por exemplo, ampliar o tempo de vida útil dos edifícios, reutilizar concretos ou elaborar projetos de construção com materiais alternativos, como a madeira. Ainda assim, a maior redução dessa demanda de areia viria do bom aproveitamento dos espaços, como compartilhar um escritório, por exemplo.

O estudo analisou 26 áreas no mundo, mas os dados não são detalhados o suficiente para dimensionar o cenário futuro com precisão. Apenas o uso da areia para vidro e concreto foi considerado, então a necessidade por esse material pode ser ainda maior do que o estimado pela equipe.

Fonte: CanalTech