Decoração: Espaço a perder de vista

Arquitetos dão dicas de como aproveitar os ambientes generosos
dos apartamentos de luxo

Pode parecer fácil, mas pensar um projeto de interiores para ambientes mais amplos tem seus desafios. O principal deles é torná-lo aconchegante e harmonioso, eliminando aquela sensação de “vazio” que espaços muito grandes podem provocar. Pensando nisso, os arquitetos Adriana Mundim e Bruno Veras dão valiosas dicas para pensar na decoração de apartamentos quando se tem espaço de sobra.

Em Goiânia, empreendimentos lançam o desafio de preencher ambientes generosos com tudo que o universo da decoração tem disponível. Um deles é o Kingdom Park Residence, um cinco suítes com metragem total de 482 metros quadrados ao lado do Parque Vaca Brava. O living, por exemplo, possui um vão livre de mais de 170m² e pode ser dividido em diversos ambientes de acordo com a personalização de cada morador. O amplo espaço dá até margem para um galeria de arte, além dos demais ambientes que podem, ou não, serem integrados nestes vãos livres como sala de estar, jantar e lugares para descansar ou receber pessoas. O que vale é criatividade.

Outro empreendimento que também se encaixa no desafio é o da Loft Construtora e Incorporadora: Sinfonia Eco Design. O alto padrão possui quatro suítes, com metragens que variam entre 287 a 296 m², além de uma penthouse de 612 m² e uma cobertura de 627 m². O luxuoso residencial será edificado numa das áreas mais nobres da capital, o Setor Marista, próximo ao Areião, na Alameda Ricardo Paranhos.

Dona de um estilo clássico contemporâneo, a arquiteta Adriana Mundim – que assina o projeto do decorado do Kingdom, optou por uma decoração que prioriza tons neutros e pitadas de cores em poltronas e almofadas. Duas grandes mesas protagonizam o projeto, uma delimita o espaço de estar e a outra compõe o ambiente gourmet. Na primeira, belos e grandes vasos de vidro são usados como centro, na segunda, luminárias suntuosas preenchem o ambiente e dão toque alegre ao espaço destinado para receber convidados.

Os ambientes são marcados com tapetes que seguem a padronagem de cores bege, branco e marrom e definem também a área dos diferentes ambientes. Embora não pareça, a arquiteta explica que decorar um ambiente muito amplo é mais difícil que decorar um espaço pequeno. “Hoje em dia existem muitas soluções para os apartamentos compactos, mas dar utilidade aos espaços quando eles são amplos é desafiador. Neste caso é preciso investir em móveis com proporção maiores como sofás mais longos e poltronas mais profundas”.

O ponto central está na funcionalidade dos objetos decorativos e móveis. A dica é abusar de cômodas e aparadores que servirão de porta objetos, abajures, porta-retratos e lembranças de viagens, por exemplo. Segundo ela, esses móveis são versáteis pois podem ser usados para servir, como um bifê. “Como o espaço é amplo, uma mesa pode ser usada encostada em uma parede ou até mesmo atrás de um sofá”, detalha.

No Kingdom Residence, ela optou por revestimentos de madeira nas paredes o que deixou a área social mais aconchegante. Persianas também podem ser usadas como divisórias de ambientes, por exemplo, pois ajudam também a promover a sensação de acolhimento. “O que acreditamos é que a utilidade deve dar o tom conforme o perfil do cliente. Se ele escolhe um amplo e quer uma visão livre, mobiliar demais não é o perfil, mas se o cliente prefere ambientes organizados e queira que cada um deles tenham uma uso diferente, apostar em mobílias de utilidade é a solução”, diz Adriana Mundim.

Preparar cantinho de leitura e descanso também é uma opção. Entretanto, Adriana alerta para o perfil do morador, que deve gostar desse tipo de atividade em casa. “O ideal é uma poltrona confortável em um lugar que permita a visão total do ambiente”, detalha. Para os quartos, a tendência é a utilização de camas de casal, mesmo quando o usuário for solteiro, salvo em quartos para crianças muito pequenas onde o lugar também pode ganhar espaços para brincadeiras.

Vazio X preenchimento

Um apartamento compacto é mais difícil de decorar do que um que tenha mais espaço? Para Bruno Veras, o importante é respeitar o que o espaço e o próprio cliente estão pedindo em termos de uso. “O que devemos analisar é se as proporções estão adequadas, seja nos amplos ou compactos”, explica.

Quando planeja o preenchimento dos espaços, Bruno Veras acredita que tantos os espaços vazios quanto os úteis são bem-vindos na decoração. Ele, juntamente com seu sócio Juliano Costa, é o responsável pelo projeto de interiores do decorado Sinfonia Eco Design, com 296 m².

Embora o senso comum considere que deve-se ocupar todos os espaços, ele pondera quem nem tudo precisa ser preenchido. “Os espaços vazios também são bem-vindos, principalmente para valorizar uma arquitetura bem definida”, observa.

A cor é um elemento bastante associado à linguagem de qualquer projeto de decoração de interiores, segundo o arquiteto Bruno Veras. “Ela passa toda uma conotação de personalidade ao ambiente, podendo ser forte ou neutra, clara ou escura”, explica. Em grandes ambientes, existe mais liberdade de escolha

“Cores claras para espaços pequenos para não ‘fechar’ ainda mais os ambientes, o que deixa de ser uma preocupação em grandes espaços. Mas essa escolha não pode estar condicionado apenas a este fator. Vai depender do perfil do usuário”, justifica.

Para o Sinfonia Eco Design, Veras revela que a marca principal nesse projeto de decoração é a contemporaneidade. Tudo foi pensado para para atender a um perfil de um consumidor mais acostumado à neutralidade, por isso percebe-se um equilíbrio nas cores.

“A presença da madeira de tom médio faz um fundo perfeito para aquecer os ambientes e promove o casamento ideal com os tons crus mencionados. O resultado aparece no conjunto, nos ambientes integrados, que passam a sensação de ‘estar numa casa’, levando leveza e harmonia”, conta.

Fonte: Obra 24horas