Custo médio da construção aumenta 0,35% em junho

Resultado é 0,24 ponto percentual superior a maio, entretanto representa o menor valor para junho desde o início da série histórica atual, em 2013

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC/Sinapi) aumentou 0,35% em junho, acelerando 0,24 ponto percentual em relação a maio.

Apesar disso, o resultado é o menor para junho desde o início da série histórica atual, em 2013. Em junho de 2018, a inflação havia sido de 0,58% e, desde então, o índice acumulou 4,25% em 12 meses. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último mês, o custo médio nacional da construção civil foi de R$ 1.135,88 por m². Desse total, os materiais de construção custaram R$ 595,15 – inflação de 0,45% em relação ao mês anterior – e a mão de obra, R$ 540,73 – alta de 0,45 pontos percentuais. No acumulado dos últimos 12 meses, a mão de obra foi de 1,87% e os materiais de 6,51%.

Na avaliação por região, o Norte e o Nordeste tiveram as maiores altas no mês, com 0,54% cada uma. Enquanto isso, a região Sudeste apresentou o menor custo no período, com 0,18%.

Fonte: Revista Construa