Cota única e primeira parcela do IPTU vencem nessa sexta, 7; saiba como realizar o pagamento

Vence nesta sexta-feira, 7, a cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2020 de Fortaleza. Na mesma data também vence o pagamento da primeira parcela do imposto. Saiba as datas de vencimento, formas de pagamento, como obter os boletos e o valor do IPTU 2020.

Como posso consultar o valor do IPTU 2020?

A consulta do valor pode ser feita pela internet, através do portal da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). No mesmo local, é possível imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), boleto utilizado para pagamento do IPTU.

Os boletos serão enviados às residências dos contribuintes?

A Sefin enviará apenas uma remessa do DAM, no final do mês de janeiro. O boleto terá disponível os códigos de barra para os pagamentos da primeira cota única e, também, da primeira parcela. Caso a opção seja do pagamento total, nos vencimentos de 2ª e 3ª cota única, e, em caso de parcelamento, a partir da 2ª parcela o boleto deverá ser impresso no site.

Como imprimo o boleto para pagamento?

O boleto está disponível no portal da Sefin nas opções “parcela” ou “carnê”. Pelo site, também é possível comparar os lançamentos de 2019 e 2020.

Também é possível imprimir nos guichês de atendimento do IPTU, na Secretaria Municipal das Finanças, nas Regionais, no Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra; no shopping Del Paseo e no Grand Shopping Messejana. É necessário ter em mãos o número do CPF e o número de inscrição do imóvel.

Quem pagar o IPTU em cota única tem desconto?

A Prefeitura mantém as opções de desconto para a cota única em 2020: 8%, 6% e 4%, com três oportunidades de vencimento, respectivamente em 7 de fevereiro, 6 de março e 7 de abril.

Ou seja: quem pagar a cota única no dia 7 de fevereiro tem 8% de desconto. Para a opção de pagamento no dia 6 de março, o desconto é de 6%. Para obter o desconto de 4%, o vencimento é no dia 7 de abril.

Entretanto, os descontos são concedidos apenas aos contribuintes que estão adimplentes com o Município nos anos anteriores.

Quais são as formas de pagamento do IPTU 2020?

O contribuinte pode optar pelo pagamento em cota única ou parcelado em até 11 vezes. Para o pagamento parcelado, cada parcela deve ter o valor mínimo de R$ 59,21 e deve vencer no quinto dia útil de cada mês. Portanto, o vencimento da primeira parcela também é nesta sexta-feira, 7 de fevereiro.

Onde posso efetuar o pagamento do IPTU?

O pagamento pode ser feito na rede bancária conveniada e nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF). Para tanto, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Como posso fazer o pagamento após o vencimento?

Para retirar a 2ª via, o procedimento é parecido com a impressão do primeiro boleto. É necessário solicitar no site da Sefin ou em um dos postos de atendimento da Secretaria nas Regionais, no Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra, no Shopping Del Paseo e Grand Shopping Messejana.

Nesses locais, também é realizado atendimentos presenciais relacionados ao IPTU 2020, como revisão no cálculo do imposto.

Quem tem direito à isenção do imposto?

A Sefin também enviará comunicação pelos Correios para os isentos. A consulta sobre o benefício poderá ser feita também pelo site informando a inscrição do imóvel.

Confira as hipóteses de Isenção:

Pessoa aposentada e pensionista
Ex-combatente
Empregado público municipal
Pessoa inválida
Pessoa órfã menor de pai e mãe
Associação de moradores
Sede de Clube Social
Imóvel locado ou cedido a órgão público Municipal
Servidor municipal
Viúvo
Imóvel locado ou cedido a templo religioso