Consumo de cimento aumenta quase 15% em outubro

As vendas de cimento no Brasil apresentaram alta de 14,8% em outubro na comparação com o mesmo período de 2019. O aumento está ligado à continuidade das reformas, obras novas e ao aumento dos lançamentos imobiliários.

As construções e reformas residenciais e comerciais correspondem a uma grande parcela desse aumento, pois compreendem 80% do consumo de cimento no Brasil. Ao todo, o consumo atingiu 6 milhões de toneladas. De janeiro a outubro deste ano, foram consumidas 50,5 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 10,1% em comparação com o mesmo período de 2019.

Mesmo diante da crise sanitária causada pela Covid-19, o mercado imobiliário está em um dos seus melhores períodos desde 2014, ano do início da crise da construção civil. E a melhor região do país é o Nordeste, que apresenta crescimento acumulado de 14,9% no ano.

Essa retomada do mercado imobiliário nacional teve início no fim do primeiro semestre com a venda de imóveis destinados à população de baixa renda, o que inclui os programas sociais Minha Casa, Minha Vida e o recém-lançado Casa Verde e Amarela. Estima-se que cerca de 75% das vendas foram realizadas para as classes com menor poder aquisitivo.

Fonte: AECweb