Consumo de alumínio no País cresce 11%

O consumo de alumínio cresceu no Brasil em 2018. De janeiro até setembro, segundo levantamento mais recente da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o aumento foi de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando um volume de 1.031,1 mil toneladas de produtos transformados de alumínio.

Com base nesse desempenho, a entidade projeta um consumo total de cerca de 1,4 milhão de toneladas no ano de 2018, o que representaria quase 10% de crescimento na comparação a 2017. Para o presidente-executivo da Abal, Milton Rego, o resultado mostra a resiliência do setor. O setor vem se recuperando, apesar do cenário desafiador representado por 2018. “Enfrentamos um ambiente político crispado, tivemos a greve dos caminhoneiros que afetou a economia como um todo e o nosso segmento, especialmente, sentiu os efeitos da guerra tarifária entre EUA e China”, lembra.

Em 2019, o segmento deve manter o viés de alta. O sinal claro dessa tendência, segundo o presidente-executivo da ABAL, são investimentos que algumas das maiores empresas do setor já anunciaram para o ano. O otimismo é baseado em segmentos que foram bem em 2018 (tabela a seguir). De janeiro a setembro, os setores que apresentaram maior crescimento foram os de embalagem, com 16,8% no período, e o de transporte, com 14,4%. O setor de eletricidade apresentou expressivos 16,6% de expansão. Nesse caso, impulsionado principalmente por importações.

Fonte: Revista Construa