Construtora cearense estimula cultura da sustentabilidade

A empresa C.Rolim resolveu estimular a cultura da sustentabilidade e desenvolveu uma ação para plantar árvores nativas ou em extinção para cada metro de terreno adquirido para a construção de empreendimentos imobiliários. Se, assim como a C.Rolim, a sua empresa também tem iniciativas que unem performance e propósito, o seu lugar é no Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Inscreva-se agora mesmo em www.cbic.org.br/responsabilidadesocial

Desde que a C. Rolim Engenharia iniciou o Projeto Compromisso Verde, há 10 anos, Fortaleza/CE está mais arborizada. A cidade, com altas temperaturas, carecia de maior cobertura vegetal, como explica Pio Rodrigues Neto, presidente da empresa.

“O índice de m² de área verde por habitante recomendado para uma cidade saudável é de 15 m². Fortaleza só tem 8 m², ou seja, está abaixo dos índices recomendáveis. Nosso projeto vai ao encontro a uma necessidade local”.

Pelo projeto, já foram doadas ou plantadas mais de 50 mil mudas na capital cearense. As árvores são plantadas, preferencialmente, em espaços públicos. A inciativa também alcançou as escolas públicas do município.

“Não vamos simplesmente plantar árvores nas escolas. Levamos toda uma educação, valorização e sensibilização quanto ao meio ambiente paras as crianças, toda a infraestrutura necessária (como mangueiras, torneiras, adubo) e ainda fazemos o acompanhamento”, destaca Rodrigues Neto.

A empresa, bicampeã de Responsabilidade Social, é um exemplo de como um projeto de baixo custo pode ter um grande impacto na sociedade. “É possível ser feito em qualquer escala, em qualquer região do país e não requer um investimento muito grande. Segundo nossos cálculos, esse investimento é 0,01% do custo da obra. Daí a importância de termos esse grau de exposição, para que o projeto seja replicado em diferentes lugares do país”.

Realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), com a correalização do Sesi Nacional, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social objetiva fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor.

Podem participar entidades e empresas construtoras ou do mercado imobiliário sediadas no Brasil, que estejam desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social.

Conheça mais sobre essa e outras inciativas da premiação nas redes
sociais da CBIC.

Fonte: Revista Construa