Construir oportunidades

Três projetos em construção buscam um design para a Fortaleza do século XXI: Fortaleza 2040, Fortaleza Competitiva e Distrito Criativo Iracema. O primeiro, de longo prazo, objetiva organizar o futuro da Capital. Os outros dois têm o propósito de realizar o presente passando pelo futuro que está contido no primeiro.

O projeto Fortaleza Competitiva apresenta o propósito de desenvolver um ambiente de inovação e geração de oportunidades na cidade, portanto induzir o surgimento e crescimento de negócio urbanos.

Nesse passo, foi elaborado o estudo Novas Oportunidades para Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) em Fortaleza com o objetivo de identificar áreas de interesse para o desenvolvimento dessas operações, as quais são componentes de projetos urbanísticos em que a Prefeitura, juntamente com a iniciativa privada, poderá participar dos empreendimentos com recursos financeiros, patrimonial e/ou regulação de parcelamento, uso e ocupação do solo.

Tais projetos urbanísticos são instrumentos que podem contribuir para transformar setores urbanos conforme o modelo de cidades compactas sustentáveis, contrariando o modelo de cidade difusa que predomina no  processo de metropolização de Fortaleza.

A cidade compacta propõe adensamento espacial com miscelânea de atividades e pessoas, visando reduzir distâncias de deslocamento, estimulando caminhadas e uso de bicicletas; diminuir a quantidade de automóveis em circulação, assim desafogando as vias; fornecer transporte público, serviços e equipamentos articulando e integrando áreas centrais e periféricas.

Insere-se também nesse contexto, a proposta de distrito criativo composto por um bairro ou conjunto de bairros, onde desenvolve-se operações entre empreendedores residentes e prestadores de serviços públicos, reconhecidos pela sua capacidade de produzir soluções inovadoras aos problemas do cotidiano dos moradores da cidade.

Fonte: O Povo