Construção é o setor que mais gera empregos durante a pandemia

Um dos termômetros da economia, a construção civil contribuiu para a criação de empregos e abriu 50.489 vagas em agosto. E o mercado imobiliário tem importante participação nesse crescimento. De acordo com o balanço da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgado no início de outubro, a venda de imóveis de médio e alto padrão teve alta nos últimos meses.

Os dados mostram que o total de unidades vendidas nesse segmento, em julho de 2020, foi 34,8% maior do que no mesmo mês em 2019. Quando considerado somente o resultado líquido, sem os distratos, o aumento foi de 43,2%. O levantamento também aponta que os lançamentos de imóveis registraram alta de 38,2% em julho.

E isso tem melhorado o cenário de contratações. Segundo o CAGED, pelo terceiro mês consecutivo o Paraná, por exemplo, apresentou saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada, abrindo 17.061 novos postos de trabalho em agosto, o que representa aumento de 93% em relação a julho (com 8.833 vagas).

A construtora A.Yoshii Engenharia, que tem sede no estado, seguiu a tendência e contratou 575 pessoas entre junho e agosto. O principal incentivo para esse avanço foi o fato de a construtora ter iniciado as vendas de quatro empreendimentos de alto padrão em Curitiba e Londrina (PR), além de outros lançamentos previstos em Campinas (SP) e Maringá (PR).

Segundo o diretor do departamento de recursos humanos da empresa, Aparecido Siqueira, o bom momento do setor fez com que as vagas fossem abertas e os empregos retomados. “Além de novas vagas, conseguimos recontratar colaboradores nas cidades onde atuamos”, comenta. “Por conta dos lançamentos, seguimos contratando e dando apoio nessa retomada econômica.”

Recém-contratado, o auxiliar de almoxarifado da A.Yoshii em Curitiba, Junior André Dias, estava há seis meses desempregado e a construção civil abriu as portas para a recolocação profissional. Ele faz parte dos mais de 100 funcionários que foram contratados pela empresa na capital paranaense.

“Ser contratado em meio à pandemia é uma sensação de alívio”, ressalta. “É muito bom fazer parte dos dados de empregados no Brasil.”

Fonte: Revista Grandes Construções