Construção Civil registra maior índice de confiança dos últimos sete anos

Com o maior nível registrado desde março de 2014, quando alcançou 96,3 pontos,o Índice de Confiança da Construção registrou um aumento de 3,3 pontos no mês de julho, atingindo a marca de 95,7 pontos.

De acordo com levantamento realizado pela FGV, esse número aponta um crescimento no setor e boas perspectivas para o segundo semestre de 2021, ainda que seja preciso ter cautela com o cenário.

A previsão de crescimento para o início do ano era de 4%, mas, devido a todos os desafios relacionados à pandemia da Covid-19 e ao aumento constante do custo de materiais, atingiu apenas 2,5%. Ainda existem muitas incertezas envoltas ao setor, o que afeta novas contratações, preço dos insumos, juros e políticas relacionadas ao FGTS.

Referência no Brasil no ramo de distribuição de ferro e aço, o Grupo Manchester chegou ao Rio de Janeiro estimulado pelas oportunidades de negócios na área de ferro e aço e, com isso, vem se expandindo cada vez mais. Com a quarentena imposta pela pandemia do novo Coronavírus, o Grupo viu crescer a demanda por materiais de construção para pessoas físicas, e passou a investir em um atendimento focado para seus clientes consumidores finais com o aprimoramento do e-commerce, tornando-se pioneiro em seu segmento.

“Com mais tempo dentro de casa, as pessoas começaram a se importar mais com a comodidade e estética dos seus lares. Percebemos um boom na procura por compras online, por consumidores finais, algo bastante inesperado, já que havia um dilema entre a venda física e digital. Essa barreira foi rapidamente quebrada, fazendo com que o Grupo atuasse de forma ágil. O e-commerce foi lançado e a empresa percebeu, de imediato, uma procura muito forte”, disse o CEO do Grupo Manchester, Marcus Calixto Filho.

Com estoque, logística e sistemas próprios, a Manchester atua exclusivamente com o aço ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço e uma das maiores em mineração.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2020, as compras e vendas on-line registraram aumento de 74% apenas no segmento de construção.

No primeiro trimestre de 2021, mostra a pesquisa, o valor das transações feitas em lojas de construção cresceu cerca de 50%, um aumento de 7% no ticket médio de gastos no segmento. A região Sudeste foi a que mais investiu (51,33%) no setor.

Fonte: Grande Construções