Construção civil projeta manter ritmo de expansão em 2023

O lançamento de unidades residenciais e comerciais durante 2022 reforça a perspectiva de crescimento da construção civil no próximo ano. A estimativa do setor é gerar mais de R$ 340 milhões em investimentos na região. Somente em Lajeado são pelo menos sete prédios com início de obras anunciadas.

Além dos empreendimentos já projetados, o mercado imobiliário também cria expectativas com ampliação de programas de habitação popular. Por outro lado, incertezas econômicas com a troca de governo e efeitos da taxa de juros podem alterar o ritmo das negociações.

De acordo com o presidente do sindicato das indústrias da construção civil do Vale do Taquari (Sinduscom-VT), Jairo Luís Valandro, o histórico da nova equipe de governo faz crescer o otimismo com a liberação de financiamentos. “A região tem um perfil de imóveis para faixa de renda um pouco maior. Ao mesmo tempo, pode criar oportunidades para atender outros públicos.”

A liberação de recursos por meio de programas como o “Casa Verde e Amarela” é também indicado como fator positivo para a expansão do mercado neste ano. Alguns ajustes, a exemplo do limite de renda que passou de R$ 7 mil para R$ 8 mil e prazo de pagamento de 35 anos, foram importantes nesse contexto.

Mesmo com o otimismo pela política habitacional, o cenário econômico nacional é percebido como um dos maiores desafios para 2023. “O primeiro semestre será de avaliações sobre o desempenho da economia como um todo. Mesmo com a redução dos custos da construção, muitos itens estabilizaram em patamares elevados”, observa Valandro.

Outro desafio está relacionado à mão de obra. Relatório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do RS (Sinduscon-RS) revela que o setor contratou mais de 10,2 mil trabalhadores este ano. Na região, a estimativa é de 4,3 mil empregados nas indústrias do setor. O estudo também indica a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados.

Segurança para investir

A avaliação de empresários do setor corrobora com o levantamento do sindicato da construção civil. De acordo com o sócio-diretor da DNW Empreendimentos Imobiliários, André Damiani, o ano foi positivo embora ainda prevaleça o cenário de incertezas por conta do fator político. “Muitas pessoas querem um imóvel maior para morar, mas seguram o investimento até uma definição dos rumos econômicos do país.”

Ainda assim, Damiani destaca ser o melhor momento para quem busca segurança para investir. “Não conseguimos repassar todo o percentual da alta nos custos, isso faz com que seja uma boa oportunidade. Indiferente do que acontecer no próximo ano, a valorização do imóvel está garantida.”

Além disso, Damiani exalta o ecossistema que envolve a construção civil e os retornos na economia regional. “Não se trata apenas de prédios, geramos empregos e movimentamos diferentes segmentos.” Na percepção do empresário, o Vale do Taquari se consolida como um dos principais polos do estado e deve assumir posição de destaque na área de empreendimentos imobiliários.

“Melhor ano em vendas”

A Construtora Diamond apresentou durante a Expovale + Construmóbil seu novo empreendimento para Lajeado. As obras do prédio com duas torres residenciais, cerca de 20 lojas térreas e 3 mil m² de área de condomínio iniciam no próximo ano.

As expectativas para 2023 são as melhores possíveis, revela o diretor comercial Gustavo Schmidt. “Este foi um dos melhores anos em vendas e o próximo não será diferente. Percebemos o mercado imobiliário como porto seguro quando se fala em investimentos. Aliado a isso, apresentamos bons produtos e lançamentos.”

Fonte: Grupo A Hora