Construção Civil do Ceará está otimista para os próximos seis meses

O setor da Construção Civil no Ceará tem demonstrado otimismo para os próximos seis meses em diversos indicadores. O dado consta na pesquisa Sondagem da Construção realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Embora o Nível de Atividade tenha apresentado uma retração, outros aspectos revelaram um cenário promissor.

Um dos principais indicadores do estudo é o otimismo em relação às novas contratações no setor. O índice de número de empregados avançou, no Ceará, em comparação com agosto do ano, passado de 48,5 para 54,1 pontos, e atingindo sua maior pontuação desde janeiro de 2021. Segundo a FIEC, isso “indica que os empresários da construção no Ceará estão confiantes em aumentar suas equipes de trabalho. O que se contrapõe à situação nacional, em que o mesmo índice aponta retração, passando de 51,9 a 48,3 pontos, no mesmo comparativo”.

Em setembro de 2023, o número de empregados no Ceará registrou aumento de 0,8 pontos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Na contramão disso, o cenário nacional apresentou retração de 3,9 pontos. Além disso, no Ceará, o setor está explorando novas oportunidades de negócios e expansão. Os novos empreendimentos e serviços do segmento registrou um avanço expressivo de 9,1 pontos em setembro, em comparação com o mês anterior. Enquanto o Ceará registrou um aumento significativo nesse índice, houve uma retração no cenário nacional (-2,4 pontos).

Ainda segundo dados da FIEC, apesar dos desafios, os empresários da construção civil no Ceará mantêm uma visão otimista e estão confiantes em relação ao crescimento futuro do setor. Isso é fundamental para impulsionar a economia e criar novas oportunidades de emprego no estado. “A pesquisa Sondagem da Construção revela que o setor de construção civil no Ceará está otimista e demonstra perspectivas de crescimento, especialmente em áreas como novas contratações e novos empreendimentos. Esses resultados positivos indicam que o setor está bem posicionado para enfrentar os desafios e continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado”.

Fonte: O ESTADO CE