Confiança da indústria cai em outubro

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu 2,6 pontos em outubro. A apuração reuniu declarações de 1.459 empresas, sendo 572 de pequeno porte, 535 médias empresas e 352 de grande porte

Com a variação, o Icei estabilizou-se em 60,2 pontos — resultado que, apesar do declínio, permanece indicando confiança do setor, já que se manteve acima da linha de corte de 50 pontos. A marca separa a confiança da falta de confiança.

Segundo a CNI, o Índice de Expectativas — que integra o Icei e reflete a expectativa dos empresários em relação aos próximos seis meses — foi a principal causa para o declínio. O indicador caiu 3,2 pontos e foi para 61,8 pontos. Entretanto, como se manteve acima da marca de 50 pontos, ele ainda representa otimismo (embora moderado) do setor.

Já o Índice de Condições Atuais caiu 1,5 ponto e foi para 56,9 pontos. “Mesmo assim continua com um valor positivo e apontando melhora da percepção do momento atual da economia brasileira e das empresas em relação aos seis meses anteriores. A melhora, porém, é mais moderada que em setembro, especialmente na avaliação dos empresários com relação às suas próprias empresas”, anunciou a CNI.

Fonte: AECWeb