Confiança da construção tem alta pelo quarto mês consecutivo

Conforme a Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em agosto, o índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) teve alta de 7,7 pontos, chegando a 54 pontos. Esta foi a quarta alta mensal consecutiva do índice, após as fortes quedas em março e abril causadas pelo início da pandemia da Covid-19.

Os componentes do ICEI-Construção apontam para uma perspectiva menos negativa para os próximos seis meses, uma vez que o Índice de Expectativas aumentou 7 pontos entre julho e agosto e o de condições atuais cresceu 9,1 pontos.

A pesquisa apurou, ainda, que os índices de expectativas do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços, por sua vez, alcançaram 54,3 pontos e 53,2 pontos, respectivamente, após avanços de 4,2 e 5,2 pontos em agosto, respectivamente.

Os indicadores de expectativas de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados registraram 52,8 e 52,3 pontos, após crescimento de 3,3 e 2,9 pontos, respectivamente.

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) apresentou novo aumento em julho: 3 pontos percentuais frente a junho, chegando a 58%. Com a alta, a UCO recupera a maior parte da queda de março e abril e fica 1 pp acima do registrado em julho de 2019 e superior à média para o mês entre 2015 e 2017.

O índice de intenção de investimento, por sua vez, cresceu 4,7 pontos em agosto, alcançando 39,5 pontos, resultado acima da média histórica de 34,1 pontos. Além disso, o índice se aproxima dos níveis pré-pandemia, quando registrava valores acima de 40 pontos.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 454 empresas, sendo 161 pequenas, 200 médias e 93 de grande porte.

Fonte: AECWeb