Confiança da construção cresce em junho

Sondagem Indústria da Construção aponta que índice do nível de atividade no setor ficou em 46,9 pontos, resultado 1,1 ponto acima do registrado em abril

Após cinco meses de quedas consecutivas, a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou que, em junho, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) cresceu 1,2 ponto face a maio, chegando a 57 pontos. O resultado apurado foi impactado pelas perspectivas de melhoras no desempenho das empresas e da economia no próximo semestre. Conforme as características da pesquisa, valores acima de 50 pontos são considerados cenários otimistas.

O índice do nível de atividade no setor ficou em 46,9 pontos em maio, resultado 1,1 ponto acima do registrado no mês anterior. Na comparação com maio do ano passado, o índice teve alta de 2,5 pontos. O índice de emprego cresceu para 45 pontos, 0,9 ponto maior que o de abril e 0,7 ponto superior ao mesmo período do ano passado. O nível de uso da capacidade operacional não se alterou, permanecendo com 56% e indicando elevada ociosidade no setor.

Quanto ao índice de expectativa em relação ao nível de atividade, o resultado em junho foi 1,2 ponto superior ao de maio, ficando em 54,4 pontos. O indicador de novos empreendimentos e serviços teve alta de 0,7 ponto, chegando a 52,9 pontos. A expectativa de número de empregados e a de compra de matérias-primas e insumos também totalizaram 52,9 pontos em junho, subindo 0,8 ponto e 1 ponto, respectivamente, cada índice.

O índice de intenção de investimentos manteve-se praticamente estagnado em junho, com 33 pontos – 0,1 ponto acima de maio.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 497 empresas, sendo 174 pequenas, 215 médias e 108 de grande porte.

Fonte: Revista Construa