Concreto polido: como é feito e o que considerar ao usá-lo em seus projetos

O concreto polido é um material versátil com uma aparência facilmente personalizável, usando agregados, quartzo e cores para criar uma sensação de sofisticação industrial em residências e edifícios comerciais. Sua superfície reflexiva cria uma qualidade evocativa sob a luz, que pode ser adequado para uma variedade de programas.

Embora ainda utilizado principalmente como material para pisos internos, há anos os arquitetos vêm forçando os limites do concreto polido usando-o em paredes, pisos de pátios e até grandes painéis externos, como, por exemplo, na extensão de David Chipperfield para o Museu de Arte de Saint Louis.

O concreto polido pode ser criado em uma variedade de maneiras, desde o método mais barato de menos caro de “esmerilhar e vedar” até concretos polidos que usam selantes penetrantes para criar uma superfície reflexiva. O concreto polido mecanicamente é o tipo normalmente usado em projetos comerciais, pois apresenta maior resistência e durabilidade sob tráfego intenso de pedestres. Ele é criado pela aplicação de um endurecedor químico que adensa o concreto poroso e, em seguida, polindo para dar o brilho e a suavidade desejados. Usando uma série de ferramentas progressivamente finas (semelhante ao processo de lixamento de madeira), o concreto pode ser lixado até a gramatura de 80, 150 ou até 300. Outra consideração é o “nível de exposição” do concreto – isto é, a quantidade da superfície original que é retificada e, portanto, quanto do material agregado é exposto.

Uma das principais vantagens do concreto polido é a facilidade de manutenção. Sua superfície lisa e dura facilita a limpeza, além de ser difícil de danificar. Embora o concreto possa ser propenso a rachar através da umidade e o assentamento da edificação, materiais para remendo podem disfarçar essas trincas.

O concreto polido é também muito versátil e personalizável graças à possibilidade de usar uma variedade de acabamentos e diferentes agregados e cores de cimento no próprio concreto. Ele pode ser criado para imitar diferentes materiais, como pedra e cerâmica, sendo de baixa manutenção e mais durável. As cores geralmente são misturadas ao concreto antes da concretagem, mas também é possível a aplicação de corantes e tintas posteriormente. Padrões também podem ser esculpidos na superfície enquanto o concreto está curando para criar um efeito falso de ladrilho.

Em termos de sustentabilidade, o concreto polido pode ser visto como um material “verde”, pois utiliza a laje existente sem o uso de qualquer material extra. Funciona também como uma massa térmica eficaz, retendo calor no verão e mantendo-se fresco no inverno. No entanto, o concreto tem uma pegada de carbono maior associada à sua produção em comparação com outros materiais, como a madeira e o aço. O custo de produção abrange uma faixa ampla, dependendo do refinamento do acabamento. No entanto, a sua longa vida útil e baixa manutenção significa que tem um melhor custo-benefício do que tábuas de madeira polidas ou outros pavimentos de qualidade.

Fonte: Obra 24horas