CONCRETO DRENANTE É IDEAL PARA PAVIMENTAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS

Tipo de pavimentação auxilia na percolação da água evitando enchentes.

Como boa opção para diminuir os problemas da chuva, o concreto drenante tem sido bastante utilizado para pavimentação de estacionamentos, praças e obras públicas. Sua formatação permite que a água escoe para o solo, evitando seu acúmulo.

“A água que cai nesse pavimento, percola e vai direto para o lençol freático, por isso, não tem inundação”, explica Humberto Dutra, engenheiro da Consciente Construtora e Incorporadora.

A ABNT NBR 16416:2015 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos estabelece os requisitos mínimos exigíveis ao projeto, execução e manutenção de pavimentos permeáveis de concreto, construídos com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado no local. Nela, estão alguns dos principais tipos de revestimentos que podem ser aplicados.

Tipos de pavimentos permeáveis de concreto drenante

A norma especifica quais os tipos de pavimentos permeáveis que podem ser executados. Existem os revestimentos de peças de concreto com juntas alargadas, cuja percolação de água acontece por meio de juntas entre as peças de concreto; Há também o revestimento de peças de concreto com áreas vazadas, onde a percolação de água ocorre pelas áreas vazadas das peças de concreto.

Outra tipologia é o revestimento de peças de concreto permeável, em que a percolação de água acontece pelas próprias peças de concreto drenante; outra opção de revestimento é o de pavimento de placas de concreto permeável, que tem sua percolação de água pelo concreto da placa; Por último, existe o revestimento de pavimento de concreto permeável, esse pavimento é revestido com concreto moldado no local em que a percolação de água ocorre pelo concreto.

Requisitos de projeto segundo a NBR 16416:2015:

A norma técnica determina que o projeto deve conter determinadas informações e atender às especificações a seguir:

  • Apresentar condições de implantação, utilização do pavimento e interferências em geral;
  • Apresentar condições de carregamento quanto ao tipo de solicitação, se móvel ou estática, frequência, magnitude e configuração à qual o pavimento deve estar sujeito;
  • Ter capacidade de suporte do solo, determinada pelo índice de suporte califórnia, conforme ABNT NBR 9895:2016 – Versão Corrigida 2017: Solo – Índice de suporte Califórnia (ISC) – Método de ensaio;
  • Apresentar o coeficiente de permeabilidade do subleito, conforme a ABNT NBR 13292:1995 – Solo – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante – Método de ensaio ou a ABNT NBR 14545:2000 – Solo – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga variável, dependendo do tipo de solo;
  • Apresentar a consideração da condição de saturação do solo no caso dos sistemas de infiltração total ou parcial;
  • Realizar a medição do nível do lençol freático, sendo necessário que a parte inferior da base do pavimento deve estar no mínimo a 0,6 m de distância do nível mais alto do lençol;
  • As áreas de contribuição não podem exceder em até cinco vezes as áreas permeáveis do pavimento;
  • Declividade máxima de 5% para as áreas permeáveis;
  • Declividade máxima de 20% para as áreas de contribuição, cabendo ao projetista determinar a necessidade de implantar dispositivos redutores de velocidade;
  • Resistência mecânica mínima do revestimento;
  • Massa específica do concreto permeável moldado no local;
  • Apresentar o detalhamento das juntas longitudinais e transversais, quando for o caso, do concreto permeável moldado no local;
  • Apresentar a avaliação do risco de contaminação do lençol d’água, mantendo-se a distância de no mínimo 30 m de fontes de captação de água subterrâneas.
Fonte: Mapa da Obra