Concreto compactado de rolo é a solução para hidrelétricas

Com o CCR, é possível uma redução de custos entre 30 e 60% quando comparado ao concreto convencional.

A construção de barragens para hidrelétricas está entre os empreendimentos de engenharia mais complexos que existem. Projeto e execução pedem a integração de diversas especialidades, como hidráulica, geotécnica, hidrologia, cálculo estrutural, arquitetura, transportes, engenharias elétrica e mecânica, além do acompanhamento constante de geólogos e cartógrafos. Hoje, o concreto compactado com rolo (CCR) é o preferido na construção de barragens.

Cada hidrelétrica é única em termos de soluções de engenharia e dimensões estruturais. A importância do concreto para essas obras está na sua capacidade de se moldar às fôrmas de tamanhos necessários ao projeto, além de adquirir alta resistência à compressão e à tração, suportando bem esforços, quando armado.

Vantagens na utilização do CCR

Nos últimos anos, o concreto compactado com rolo (CCR) tem sido muito utilizado no Brasil em obras de usinas hidrelétricas. Uma das particularidades deste material  é a maior permeabilidade à água – fator que faz o seu uso muito presente em construção de pequenas, médias e grandes barragens.

O material também apresenta algumas vantagens técnicas e econômicas, como:

Facilidade de aplicação

Assim como os concretos convencionais, o rolado pode ser misturado dentro de betoneiras. A aplicação começa com o lançamento da mistura, que é feito de maneira manual (com os espalhadores de concreto), ou mecânica – com motoniveladora ou pá carregadeira. Na sequência, são usados os rolos compressores ou as vibroacabadoras para garantir o adensamento do material.

Menor tempo de construção

Uma das principais características do CCR é sua consistência seca, que permite o lançamento de uma próxima camada de concreto logo após a anterior ter sido finalizada. Com isso, a velocidade de execução da obra aumenta, e o resultado pode ser um pavimento de menor espessura.

Redução do consumo de cimento

Nas barragens, a especificação do material decorre, principalmente, do fato de o seu custo ser menor quando comparado ao concreto convencional, pois consome menos cimento e não necessita de fôrmas. Com o CCR, é possível uma redução de custos entre 30 a 60% quando comparado concreto convencional.

Manutenção

A manutenção de empreendimentos hidrelétricos é responsabilidade das empresas operadoras das usinas, que contratam serviços especializados para medições, monitoramentos e controle de estabilidade das barragens. Além do suporte técnico, geradoras de energia contam com a consultoria de profissionais especializados das construtoras, para avaliação contínua do comportamento das estruturas.

Profissionais

O número de profissionais envolvidos pode ser enorme, isso vai depender do porte da obra. Devido à necessidade de integrar diversas disciplinas, quem quer trabalhar no segmento de hidrelétricas, se especializa em algumas dessas áreas.

É preciso, no entanto, escolher uma área de entrada, que pode ser hidráulica, geotecnia, estruturas ou planejamento; são cada vez mais exigidas habilidades gerenciais de projeto e de obra – com visão de escopo, prazos, custos e riscos de obra. O bom profissional também sabe lidar com pessoas, porque o contato humano é parte essencial do dia-a-dia do engenheiro de barragens.

Fonte: Mapa da Obra