Comércio de cimento cresce em agosto

Resultado representa um crescimento de 2,9% frente a 2018. Com relação aos últimos 12 meses, a pesquisa da SNIC aponta que as vendas subiram 1,8%

Em agosto, as vendas de cimento somaram 5,1 milhões de toneladas, o que representa alta de 3,0% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados constam do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). No acumulado de 2019 até agosto, as vendas chegaram a 35,9 milhões de toneladas, um aumento de 2,9% frente a igual período de 2018.
Com relação aos últimos 12 meses, a pesquisa aponta que as vendas acumularam 53,6 milhões de toneladas de cimento, um aumento de 1,8% em comparação com os 12 meses precedentes (setembro de 2017 a agosto de 2018).

Na análise por dia útil – considerada um dos indicadores mais exatos na indústria, pois avalia o número de dias trabalhados –, as vendas internas de agosto subiram 4,1% em relação a julho e 1,9% sobre agosto do ano passado. Em 2019, o crescimento foi de 2,9% no acumulado do ano.

“Os indicadores estão se recuperando. O PIB da construção civil começou a reagir no segundo trimestre, assim como as vendas de materiais da construção civil, como vergalhões, pedras britadas entre outros”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.

Com relação ao consumo aparente de cimento – índice composto das vendas do mercado interno somadas às importações –, em agosto, o crescimento foi de 2,9% em relação ao ano anterior, totalizando 5,1 milhões de toneladas. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador se estendeu 1,6% sobre o período anterior.

Segundo Penna, “o setor imobiliário continua sendo o indutor da demanda de cimento. O número de lançamentos acumulado até junho foi 15% maior do que o mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas aumentaram 12% no mesmo período. O ambiente externo aparece como a maior incógnita do cenário, neste momento, impactado pelo conflito comercial entre EUA e China que pode ter efeitos sobre o nível de atividade”, finaliza o executivo.

Fonte: Revista Construa