CNI: faturamento da indústria de transformação subiu 1,4% em novembro

A pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (18/1), aponta que o faturamento da indústria de transformação cresceu 1,4% em novembro, em relação ao resultado de outubro. Na comparação com o mesmo período de 2021, o crescimento é de 9,9%.

Segundo os dados, além do faturamento, a capacidade instalada (máxima de produção de uma fábrica) continua acima de 80%. O avanço acontece após uma leve tendência de queda observada desde o fim de 2021.

A massa salarial real da indústria (resultado entre a remuneração média dos empregados e o número de empregos) cresceu 1% na comparação com outubro, quando houve queda de (-0,5%). Em relação a novembro de 2021, o crescimento da variável é de 6,8%.

O rendimento médio real (média de remuneração mensal recebida pelos empregados) dos trabalhadores da indústria também teve avanço de 1% em novembro de 2022, na comparação com outubro. Na comparação com novembro de 2021, o rendimento apresenta avanço de 6%.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirmou que a pesquisa mostra a perda de ritmo da indústria de transformação no final do ano. “Com os resultados de novembro, já compreendemos o que houve em boa parte de 2022 e identificamos uma perda do ritmo de atividade nesse fim de ano, com relativa estabilidade do emprego, das horas trabalhadas na produção e da utilização da capacidade instalada. Ainda assim, apenas em dezembro poderemos completar esse quebra-cabeça”, disse.

Fonte: Metrópole