Cloud computing e seu impacto na construção civil

A cloud computing veio para revolucionar as corporações, inclusive a construção civil. Justamente por isso, muitas companhias da área já estão testando essa nova tecnologia na gestão de obras. A grande vantagem dessa tecnologia na construção civil é o dinamismo que ela oferece nas etapas de projeto e execução de obras.

Como o canteiro de obras geralmente fica distante das sedes da empresa de construção civil responsável pelo empreendimento, a computação em nuvem permite que as áreas administrativas, comercial, de projeto e suprimentos possam se comunicar em tempo real através de smartphones, tablets ou computadores.

Isso dispensa o deslocamento dos equipamentos de informática para o canteiro de obras. E para saber mais sobre como o cloud computing pode influenciar a construção civil, produzimos este post para te deixar por dentro de tudo isso, bem como as vantagens que pode-se obter com essa virtualização. Confira:

Mas, afinal, o que é a cloud computing?

O cloud computing ou “computação em nuvem” é uma tecnologia que disponibiliza sistemas e dados de uma empresa sem que eles estejam instalados na máquina, mas sim em um servidor virtual. Outra grande vantagem para as empresas de construção civil é que elas podem contratar o serviço de cloud computing ao invés de despender altos custos com grandes equipes de TI e equipamentos de linha para suportar os programas.

Na prática, as empresas de construção civil contratam um sistema que engloba hardware, software e todos os serviços agregados de uma empresa que oferece esse sistema 100% online, ou seja, tudo via internet, em troca de um valor de assinatura mensal muitas vezes. A Teclógica oferece esse tipo de serviço com alta qualidade e eficiência através do Mobuss Construção. Dessa forma, a prestação de serviço das construtoras entra em um nível superior, já que se consegue fazer todas as atualizações acerca do serviço em tempo real, sem altos custos, além da portabilidade que a cloud computing oferece.

Outras vantagens da Cloud Computing

A computação em nuvem é extremamente vantajosa, tanto para quem trabalha no canteiro de obras quanto para quem trabalha diretamente com o cliente, que fica atualizado sobre tudo o que está acontecendo.

Com a cloud computing na indústria da construção, é possível acessar todas as informações que precisar de qualquer lugar, seja no escritório, na obra, ou na sua casa. Vários trabalhadores da área de construção civil já estão equipados com dispositivos móveis com internet e acesso a nuvem, o que otimiza os trabalhos. E todo mundo ganha com isso!

Caso o dispositivo móvel seja perdido ou roubado, não há perda de dados, já que, com a computação em nuvem, eles não são armazenados em um dispositivo físico. Dessa forma, os dados da organização continuam protegidos — e seguros —, já que estarão em um servidor online, protegido por senha.

Algumas indústrias da construção civil estão nos grandes centros urbanos, mas, muitas vezes, as obras são em lugares mais distantes. Com o sistema de cloud computing, a tecnologia se aplica à construção civil, já que os dados online podem ser acessados de qualquer lugar sem a necessidade de uma estrutura de software e hardware, o que torna o orçamento de TI mais baixo e, consequentemente, reduz o custo para as empresas.

Fonte: Revista Construa