Cemig lança nova empresa de energia solar

Fruto da fusão da Cemig Geração Distribuída e da Efficientia, a Cemig S!M distribuirá a energia oriunda de ‘fazendas solares’ construídas em 17 cidades de Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou na semana passada a Cemig S!M, novo braço da concessionária que atuará no mercado de geração distribuída, segmento em que o consumidor pode gerar sua própria energia para consumo próprio a partir de fontes renováveis e cogeração, fornecendo o excedente à rede de distribuição e, com isso, obtendo desconto na conta.

A empresa resulta da fusão de outras duas subsidiárias do grupo: a Cemig GD e a Efficientia, esta última responsável pelo desenvolvimento de projetos na área de eficiência energética.

A Cemig S!M distribuirá a energia oriunda das chamadas ‘fazendas solares’, com diversas placas fotovoltaicas, construídas em 17 cidades do Norte e do Nordeste de Minas Gerais aos clientes.

A oportunidade já está disponível para pessoas jurídicas, sendo inicialmente voltada a empresas que consomem entre 500 e 50 mil quilowatts-hora por mês.

Dependendo do contrato assinado com a Cemig S!M, o cliente pode ser beneficiado com redução de até 18% na tarifa de energia. O presidente da nova instituição, Danilo Gusmão, disse que a geração distribuída de energia ainda é um tema que pede ajustes.

“Hoje, não há cobrança pelo transporte de energia nos fios da distribuidora e vemos uma evolução dessa cobrança, à medida que a geração para as empresas aumente”, disse. “Mas isso não afeta as empresas, pois os custos das placas solares nas ‘fazendas’ tendem a reduzir. Isso equilibra, de certa forma”, comentou o executivo.

Fonte: Revista Construa