CECE atualiza barômetro empresarial do setor de máquinas

Mensalmente, o CECE (Committee for European Construction Equipment) sonda com cerca de 220 executivos de alto escalão sobre o estado atual da indústria global de equipamentos para construção.

O objetivo do “Índice CECE de Clima Empresarial” é obter um indicador regular das tendências comerciais e descrever o clima econômico setorial no bloco continental e em outras regiões.

Dessa forma, o programa resume as avaliações e percepções sobre a situação atual das empresas, além de sondar as expectativas para os próximos seis meses relativas às vendas globais de máquinas.

Embora os resultados detalhados sejam disponibilizados exclusivamente para os participantes da enquete, o CECE fornece um resumo trimestral para todos os seus membros.

No início do segundo trimestre do ano, o índice manteve o ritmo de leve declínio, embora as expectativas da indústria se mantenham bastante elevadas em níveis absolutos, como destaca o Comitê.

“As fortes preocupações com as contínuas rupturas da cadeia de abastecimento, o aumento dos custos dos insumos e as incertezas geopolíticas fizeram com que as expectativas futuras se deteriorassem”, comenta.

No futuro próximo, a entidade projeta que a América do Norte deve se manter como o mercado mais promissor para a indústria de equipamentos.

“Na Europa, as expectativas se concentram especialmente nos mercados da Alemanha, França, Itália e CEE (Comunidade Econômica Europeia)”, aponta.

Confira no gráfico a evolução do índice nos últimos anos.

Fonte: Revista MT