Ceará sobressai na indústria da construção civil no Nordeste

O Ceará se destacou como o segundo estado do Nordeste com maior participação na indústria da construção civil, segundo os dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic),que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira(29/05). A nível nacional, o estado ocupa a décima posição no ranking, com dados referentes ao período de 2013 a 2022.

O estado registrou um aumento de 3,5% em sua participação, atingindo 15,9% no Nordeste. Em termos de segmento, a construção de edifícios prevalece no Ceará, representando 45,7% de participação na indústria. Esse percentual, embora tenha variado ao longo dos anos, já mostrava predominância em anos anteriores.

Obras de infraestrutura e serviços especializados para construção também têm relevância, com 37,5% e 16,8% de participação, respectivamente. No entanto, ambos os segmentos apresentaram variações significativas em comparação com 2013.

Em relação ao emprego, o Ceará registrou uma remuneração média mensal de 1,8 salário mínimo por mês em 2022, inferior à média nacional (2,2 salários mínimos) e regional (1,9 salário mínimo). Essa média também é menor do que a registrada há dez anos.

Em termos de empresas, a Paic identificou 1.616 empresas no estado, empregando 61,6 mil pessoas e gerando R$ 1,8 bilhão em salários, retiradas e outras remunerações. Houve uma diminuição de 16,9 mil pessoas no pessoal ocupado nos últimos 10 anos. No total, o setor da construção civil gerou R$ 11,5 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços no Ceará.

Fonte: ANC