CBIC apresenta levantamento sobre a normalização na construção civil em 2022

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) — por meio de sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade — divulgou um balanço com dados referentes aos avanços da normalização na construção civil em 2022. De acordo com o estudo, no ano passado 209 normas técnicas da ABNT passaram por algum tipo de modificação, sendo que, desse total, 165 foram publicadas e as outras 44 acabaram canceladas. Além disso, 182 documentos estiveram em consulta nacional em algum momento dos últimos 12 meses.

O levantamento mostra, ainda, que na lista de normas da ABNT, aproximadamente 2,4 mil são relacionadas à indústria da construção civil. Dessas, em torno de 1,3 mil são aplicáveis às edificações. A maioria (502) aborda a “Especificação de Materiais e Sistemas Construtivos”. Na sequência, aparecem os documentos com recomendações sobre Controle Tecnológico (458), Desempenho e Projeto (146) e Qualificação de Pessoas & Segurança no Trabalho (80).

Gráfico normas técnicas construção civil

ACOMPANHAMENTO DAS NORMAS TÉCNICAS

Em seu site, a CBIC oferece uma plataforma criada e gerenciada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade. A ferramenta permite o acompanhamento das principais alterações que acontecem nas normas técnicas que influenciam na construção.

Fonte: AECweb