Caterpillar tem queda no lucro e alta nas vendas no 1º tri, superando projeções com preços favoráveis

A Caterpillar reportou lucro líquido de US$ 1,94 bilhão no primeiro trimestre de 2023, queda de 32% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita cresceu 17% em base anual, para US$ 15,9 bilhões.

O lucro ajustado de US$ 4,91 por ação superou as previsões dos analistas de US$ 3,80, de acordo com a FactSet. A receita também veio acima das expectativas dos analistas de US$ 15,1 bilhões, de acordo com a FactSet.

A receita cresceu em todos os três principais segmentos de negócios, devido principalmente à realização de preços favoráveis e maior volume de vendas, diz a Caterpillar. Já as despesas cresceram refletindo maiores custos de materiais, e a empresa afirma que está trabalhando contra as flutuações desfavoráveis das moedas estrangeiras.

A margem de lucro operacional foi de 17,2% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com 13,7% no primeiro trimestre de 2022. Segundo a empresa, a receita forte compensou um impacto de US$ 586 milhões em custos de reestruturação relacionados ao desinvestimento de seu negócio de mineração subterrânea.

“Alcançamos um crescimento de receita de dois dígitos e registramos lucro ajustado por ação, ao mesmo tempo em que geramos um forte fluxo de caixa livre”, de acordo com o diretor-presidente, Jim Umpleby, em comunicado.

As ações da Caterpillar operam em queda de 0,32% nas negociações de pré-mercado na Bolsa de Nova York, cotadas a US$ 215,50.

Fonte: Valor | Globo