Caterpillar e Wilson Sons se unem para implementar soluções de redução de emissões de poluentes

A Caterpillar e a Wilson Sons assinaram um Memorando de Entendimento para apoiar a Wilson Sons na adoção de tecnologias e serviços de trem de força que favorecerão o cumprimento das metas de redução de emissões e descarbonização em rebocadores e operações offshore.

A Caterpillar supervisionará a implementação de retrofits e upgrades para reduzir o impacto ambiental da frota existente da Wilson Sons, além de serviços tecnológicos voltados para o monitoramento de emissões e uso de combustíveis com baixo teor de carbono ou livres de carbono, como diz Brad Johnson, vice-presidente e gerente-geral da Caterpillar Marine.

“Melhorar a sustentabilidade nas operações marítimas exige não apenas a construção de navios novos e mais eficientes que utilizem combustíveis com baixo teor de carbono, mas também um entendimento sobre como podemos reduzir o impacto das frotas existentes. A parceria com a Wilson Sons nos permite encontrar soluções para esses dois desafios a partir da perspectiva de uma grande operadora.”

Adalberto Souza, diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, afirma que o documento assinado pelas empresas é um passo importante para a Wilson Sons aumentar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade das operações portuárias.

“Temos um projeto de construção de seis novos rebocadores, dos quais dois já foram entregues. Esses rebocadores já incorporam novas tecnologias, entre as quais o TIER III, que é um padrão para emissão de gases. Ressalto que o design inovador dos rebocadores permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa em função de uma hidrodinâmica mais eficiente por meio das duplas quilhas (twin fin), que melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras”, comenta.

Nos próximos anos, explica Souza, a empresa vislumbra projetos com novos rebocadores com redução nas suas emissões, usando baterias ou combustível alternativo, como biodiesel, metanol e etanol.

O memorando também demonstra ainda os esforços da Caterpillar no sentido de trabalhar junto a operadores marítimos para implementar tecnologias e serviços e ajudar a alcançar suas metas climáticas. Com o compromisso de incorporar a sustentabilidade em seus negócios, a Wilson Sons trabalhará com a Caterpillar para adotar novas tecnologias que tenham impacto positivo na eficiência operacional e reduzam suas emissões de carbono no longo prazo, como a adoção de combustíveis com baixo teor de carbono, soluções híbridas e de eletrificação.

“Trata-se de um portfólio com uma grande variedade de soluções, alinhadas aos objetivos da Wilson Sons. No caso de upgrades de motores, nossa solução se beneficia da alta durabilidade dos motores Caterpillar Marine, trazendo melhorias de engenharia, redução de emissões e aprimoramentos em termos de desempenho, desenvolvidos desde o início do projeto original”, explica Andres Perez, gerente global do segmento de rebocadores da Caterpillar Marine.

Fonte: RevistaMT