Casas autossuficientes que se pagam produzindo energia limpa

Agora que os efeitos das mudanças climáticas já são visíveis e indiscutíveis, os consumidores estão mais conscientes do que nunca. De fato, como sugere um estudo das Nações Unidas 2021, 85% revelam que a sustentabilidade desempenha um papel fundamental ao tomar suas decisões de compra, motivando empresas e fabricantes a responderem de acordo. Isso explica a crescente demanda por veículos elétricos e produtos feitos de materiais renováveis ou recicláveis. No entanto, a arquitetura – e especialmente a moradia tradicional – parece estar vários passos atrás em comparação com outras indústrias. Embora existam inúmeros esforços para avançar em direção a um ambiente mais verde, a maneira como a maioria dos edifícios é feita hoje continua desatualizada, criando enormes quantidades de desperdício e contribuindo significativamente para a pegada global de carbono.

Como Sasha Jokic, fundador da startup de edifícios Cosmic, ressalta: “As casas representam aproximadamente 45% de todas as emissões de CO2 dos EUA, com a grande maioria dessas emissões (87%) atribuídas à utilização de combustíveis fósseis para o calefação, resfriamento da casa e aquecimento de água.” A resposta necessária do setor imobiliário é, portanto, clara: deve buscar casas neutras em termos de carbono e eficientes energeticamente que, diferentemente de muitos casos, devem ter um preço adequado para serem acessíveis em uma escala maciça. Uma vez priorizado com a urgência necessária, podemos começar a sonhar em realmente enfrentar os efeitos devastadores da crise climática em andamento.

Para remodelar o setor habitacional, o primeiro passo é questionar a maneira como as casas de hoje estão sendo construídas. O segundo é adotar uma abordagem totalmente nova e alocar recursos de acordo. Com isso em mente, a Cosmic desenvolveu a primeira cadeia de desenvolvimento habitacional de ponta a ponta para casas totalmente auto-alimentadas. Seu primeiro produto é um protótipo inovador da ADU (accessory dwelling unit ou unidade de habitação acessória) que traz espaço extra e se paga pela energia limpa gerada. Também referida como uma casa autônoma de quintal, produz zero emissões e evita o esgotamento irresponsável de recursos naturais, buscando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Courtesy of Cosmic Buildings

Um sistema padronizado que reformula a construção residencial

Em um esforço para entregar essas casas auto-alimentadas em uma escala massiva, era necessário criar um sistema de construção modular inovador. Tradicionalmente, os projetos são construídos um por um, o que significa que os custos de design, engenharia e construção acabam não sendo compartilhados entre diferentes projetos. Pelo contrário, a abordagem da Cosmic trata edifícios como um produto, criando um sistema iterativo com o objetivo de alcançar eficiência, sustentabilidade e custo-efetividade.

O resultado é um modelo de construção padronizado centrado em torno de um chassi modular e totalmente elétrico, que além de atuar como um sistema de fundação, inclui sistemas mecânicos, elétricos e de encanamento embutidos. Estes podem ser combinados de maneiras praticamente infinitas sem precisar projetar cada projeto individualmente desde o início.

The chassis can be combined in thousands of different ways to ensure design excellence. Image Courtesy of Cosmic Buildings

Enquanto o chassi é feito de metal e madeira, as vigas, as articulações e os decks são feitos de tubos e chapas metálicas. A cobertura é feita de chapas metálicas e outros elementos estruturais são compostos de madeira de origem sustentável. Semelhante a outras construções pré-fabricadas, todos esses componentes são inicialmente construídos em uma fábrica e depois transportados em recipientes de embalagem plana para o canteiro de obras. Como o peso máximo do módulo é de 272 quilos, a descarga e a montagem exigem apenas um pequeno manipulador telescópico, evitando o uso de guindastes. No total, o design padronizado melhora a previsibilidade, minimiza os custos e acelera a entrega do projeto em 50%.

Courtesy of Cosmic Buildings

Gerando mais energia do que é consumido

Além de oferecer espaço adicional, esta pequena casa se destaca por causa de sua capacidade de gerar mais energia do que consome. Isso não apenas compensa a energia na própria construção auxiliar, mas também fornece aquecimento, resfriamento e energia para a casa principal ou qualquer veículo elétrico.

A edificação auxiliar é capaz de gerar e armazenar eletricidade e energia térmica quando é mais eficiente e mais barata e depois distribuí-la para a família quando necessário. – Sasha Jokic, fundador da Cosmic.

Mas como isso é alcançado? Simplificando, integrando sistemas inteligentes e inovadores. Isso inclui painéis solares no telhado e armazenamento híbrido de energia – sistemas de armazenamento térmico e baterias de íons de lítio. Além disso, a casa autossuficiente possui uma bomba de calor para aquecimento e resfriamento inteligentes, bem como um ERV (sistema de ventilação de recuperação de energia) que troca ar interno com ar fresco externo por excelente qualidade do ar. Para operar todas essas tecnologias de maneira centralizada, cada edificação também incorpora um painel de controle elétrico.

Courtesy of Cosmic Buildings

Quando combinados, esses recursos permitem uma vida sustentável, eliminando a dependência de combustíveis fósseis e enfatizando o bem-estar do usuário. Mas o que é exclusivo do projeto da Cosmic é que isso não compromete a acessibilidade. Ao produzir energia limpa extra, as contas de eletricidade são drasticamente reduzidas e, eventualmente, a casa pode pagar por si mesma. Graças ao contrato de serviço de energia os proprietários podem obter a pequena casa sem custo inicial, obter créditos ao gerar energia e fazer pagamentos mensais para ter a propriedade total, colocando a sustentabilidade no alcance de todos.

Courtesy of Cosmic Buildings

Sustentabilidade sem sacrificar um bom design

Como qualquer processo industrial que resulte em alternativas de habitação acessíveis, existe o risco de comprometer completamente a estética, o conforto e a liberdade criativa. Ao manter a eficiência do processo padronizado, a Cosmic apresenta um cenário diferente. Os projetos vêm em dois tamanhos diferentes que atuam como base, mas permitem vários layouts: Cosmic Studio e Cosmic One. Enquanto o primeiro é um espaço multifuncional de 33 metros quadrados para viver e trabalhar, o segundo é uma casa de 65 metros quadrados de dois quartos e um banheiro com um terraço.

Cosmic Studio. Image Courtesy of Cosmic Buildings

Cosmic One. Image Courtesy of Cosmic Buildings

Feito com os mesmos materiais naturais e não tóxicos, ambos os modelos são caracterizados por um estilo minimalista moderno que é atemporal, confortável e versátil. Em particular, os painéis de parede são feitos de madeira laminada cruzada e diferentes tipos de madeira compensada. Enquanto o piso é feito de madeira engenheirada, as opções de revestimento incluem cedro pigmentado (em acabamentos preto, cinza ou natural) e painéis compostos em tom de cobre, permitindo que o usuário escolha a estética desejada.

Courtesy of Cosmic Buildings

Floor Plan Cosmic Studio

Section Cosmic Studio

Explorando o futuro do ambiente construído

Como Sasha Jokic indica, “o aquecimento climático e a pandemia global reformularam nossos ambientes de vida, e não estamos voltando”. À medida que isso se torna mais evidente, um novo padrão de construção que aponta para casas flexíveis e com eficiência energética deve ser adotado. Os esforços existentes definitivamente não são suficientes – e aqueles que são permanecem em um preço fora de alcance para muitos. Certamente, a indústria tem muito o que fazer.

Mas, ao criar casas modulares totalmente elétricas bem projetadas a um custo menor, como o Cosmic, é possível imaginar um estilo de vida mais verde que simultaneamente aborda a crise imobiliária agravante. Obviamente, a arquitetura é uma indústria ampla e há muitas outras rotas para explorar, mas a chave parece ser evidente: para que as pessoas participem de seu futuro sustentável, elas devem ter acesso às ferramentas e tecnologias necessárias. Dessa forma, eles ganham o poder de melhorar seu próprio ambiente construído (e sua qualidade de vida no processo).

Courtesy of Cosmic Buildings

A Cosmic construiu seu primeiro protótipo e começará a vender nos EUA durante o segundo semestre de 2022.

Fonte: ArchDaily